PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Robert Scheidt convoca Seleção de Vela para SSL Gold Cup

Bicampeão olímpico será o líder da equipe na disputa da Copa do Mundo da Vela nas Ilhas Canárias, na Espanha

2 nov 2023 - 20h47
Compartilhar
Exibir comentários

O bicampeão olímpico Robert Scheidt convocou nesta quinta-feira (2) a Seleção Brasileira de Vela para a SSL Gold Cup, a chamada Copa do Mundo de Vela, nas Ilhas Canárias, na Espanha. O time já entra direto nas nas oitavas-de-final do evento que estreia no calendário da modalidade nesta temporada. 

A equipe terá nomes de peso da vela nacional como a bicampeã olímpica Martine Grael e os campeões mundiais de Snipe Gabriel Kieling e Gabriel Borges, além do velejador André Fonseca Bochecha, que fez três voltas ao mundo. Vestem a camiseta verde e amarela também Henry Boening, Juninho de Jesus, Pedro Tinoco e Alfredo Rovere.

As novidades em relação à última convocação para os treinos da Suíça em 2022 são as entradas de Pedro Trouche, Gabriel Kieling e Henrique Gomes. O atleta olímpico Joca Signorini fará uma cirurgia e não poderá fazer parte do time como tático, função que será assumida por Martine Grael. Já Kahena Kunze estará na SailGP.

Robert Scheidt é um dos maiores nomes do esporte nacional
Robert Scheidt é um dos maiores nomes do esporte nacional
Foto: Divulgação/COB / Estadão

''A equipe é muito forte, com atletas experientes em várias classes. Chegamos com um time de 11 atletas interessante para a SSL Gold Cup. Já estamos nas oitavas desse evento inovador, que vai medir a força das equipes com barcos iguais. Ser capitão desta equipe é um honra muito grande'', contou Robert Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas.

As disputas serão realizadas entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro de 2023 e 40 nações fazem parte do campeonato, que se assemelha à Copa do Mundo Fifa. O Brasil tem apenas um adversário conhecido que é a Polônia. Assim como um time de futebol, cada equipe da SSL Gold Cup é formada por 11 velejadores, com 8 a 10 atletas a bordo.

Os atletas brasileiros vão direto para a Espanha sem possibilidade de treinos com o barco SSL47, que será o mesmo usado por todas as equipes. Cada time vestirá as cores de sua nação e seus emblemas em uniformes semelhantes aos do futebol. 

Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 

A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade