Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Olimpíadas 2024: Luiz Oliveira é eliminado na estreia em luta que 'misturou' boxe e judô

Brasileiro perde para o americano Jahmal Harvey e embate fica marcado por polêmica no resultado e golpe de judô no ringue

31 jul 2024 - 12h45
Compartilhar
Exibir comentários

O sonho da medalha olímpica de Luiz Oliveira, o 'Bolinha', foi adiado precocemente em Paris. Na sua estreia nos Jogos Olímpicos, o boxeador brasileiro perdeu para Jahmal Harvey, dos Estados Unidos, em decisão apertada dos juízes de 3 a 2 na categoria até 57kg.

O combate gerou polêmica dentro e fora dos ringues. Isso porque a decisão da arbitragem foi questionável, visto que Bolinha acertou diversos golpes durante o embate na região da cintura e chegou a desequilibrar o adversário no primeiro round. Harvey respondeu e também acertou cruzados e diretos no brasileiro.

Mas o que mais chamou atenção durante a luta foram os "momentos de judô" executados dentro do ringue. Em mais de um momento a dupla de agarrou no meio da luta e precisou ser separada pelo árbitro.

Além dos empurrões quase saindo para fora das cordas do ringue, Luiz Oliveira chegou a dar um "ippon" no boxeador americano. O golpe aplicado pelo judocas acontece quando um lutador consegue derrubar com o outro de costas no chão.

Nas redes sociais, torcedores brasileiros se irritaram com a decisão da arbitragem, pedindo vitória do brasileiro no combate. Após a decisão no ringue, o brasileiro pulou as cordas e saiu correndo em direção aos vestiários, sem esperar por sua comissão.

Quem é Luiz Oliveira 'Bolinha'

Natural de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, o lutador é neto da lenda das lutas Servílio de Oliveira, o primeiro brasileiro medalhista do boxe nos Jogos Olímpicos. A conquista do bronze de Servílio foi na edição de 1986, que aconteceu na Cidade do México.

Além da medalha olímpica, o boxeador tem no currículo conquistas de campeonatos brasileiros e sul-americanos. A cara da nova geração do boxe na família, Luiz Bolinha já tem uma medalha em Jogos Pan-Americanos, conquistada em 2023, na edição de Santiago, além do ouro no Sul-Americano de Assunção (2022) e no campeonato Continental de Guayaquil, no Equador (2022).

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade