PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Liga Esportiva debate educação e nutrição juvenil

Em modelo híbrido, o evento foi realizado nesta terça-feira (31) e reuniu grandes nomes do setor e esportistas de renome, para discutir tema

6 nov 2023 - 17h44
Compartilhar
Exibir comentários

O Summit da Liga Esportiva Nescau reuniu educadores físicos, profissionais de nutrição e grandes atletas para debater como a educação, o esporte e a boa alimentação são diferenciais para o futuro das crianças e jovens do Brasil. O evento híbrido, realizado na sede da Nestlé, na capital paulista e on-line, aconteceu na última terça-feira (31), e contou com nomes como Flávia Saraiva, Daiane dos Santos, Verônica Hipólito e Etiene Medeiros, além de especialistas de várias áreas. O evento chegou à terceira edição e integra a programação da maior competição estudantil poliesportiva do Brasil.

Foto:

Na abertura do evento, Luana Carvalho, gerente de marketing do evento, comentou sobre a importância dessas rodas de conversas para profissionais e estudantes de Educação Física e Nutrição.

"É uma alegria seguir na missão de valorizar os educadores físicos e profissionais da nutrição a exercer seu trabalho munidos com muita informação de qualidade e inspirações para construir um futuro melhor para nossas crianças e jovens".

Destinado a professores e profissionais da educação física, o evento começou com o painel “Esportes adaptados e a realidade escolar – Como trabalhar esporte adaptado nas escolas”.

Edna Garcez,  ex-supervisora de reabilitação da AACD e professora de Educação Física, Eliane Miada, presidente ADD e a paratleta Verônica Hipólito, Embaixadora, discutiram o tema. 

Na sequência, a mesa redonda “A importância da alimentação saudável e atividade física” contou com as nutricionistas Suzana Bonumá, Renata Politano, Gisele Pavin - Head de Nutrição da Nestlé -, e a ginasta Flavia Saraiva, que entrou para a história ao se tornar a maior medalhista do Brasil em Jogos Pan-Americanos, com dez pódios (empatada com a também ginasta Daniele Hypólito e a nadadora Larissa Oliveira). Recém-chegada do Chile, ela participou de forma remota e, além de mostrar suas medalhas, deu seu depoimento como atleta sobre o tema: “Sei o que e quanto devo comer e como isso faz diferença na minha saúde e performance. E isso se aplica também na rotina de todas as pessoas, especialmente as crianças, que estão em desenvolvimento”.

Suzana Bonumá comentou: "O Summit é muito importante porque estamos falando diretamente com formadores, educadores, profissionais capazes de multiplicar bons hábitos. É uma oportunidade de compartilhar informações que vão contribuir para o desenvolvimento das crianças, o que tem tudo a ver com o projeto de inclusão, de melhora de performance, de melhora do desenvolvimento cognitivo e físico de crianças que estão em fase de formação. A forma como a criança se alimenta na infância vai determinar como vai ser a sua saúde na vida adulta".

O encontro terminou com o painel “Educação pelo esporte: projetos sociais”, com destaque para as participações de Daiane dos Santos, primeira brasileira campeã mundial de Ginástica Artística, e da nadadora Etiene Medeiros, também pioneira em conquistas de nível mundial para a modalidade no Brasil. Integraram a mesa redonda os educadores físicos Tiago Aquino “Paçoca”, professor, palestrante e diretor da plataforma Brincadeiras e Jogos, e Patrick Costa, professor de educação física e do Projeto Viver. 

Além da experiência como atletas, Daiane e Etiene atuam no movimento de educação e inclusão social por meio do esporte. A ex-ginasta tem o Projeto Brasileirinhos, que atua com crianças e adolescentes em CEUs da cidade de São Paulo, enquanto a nadadora preside o instituto que leva seu nome no Recife (PE) e auxilia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da educação e práticas esportivas. “Acreditamos que é preciso dar oportunidade a todos e prepará-los para enfrentar as diferentes situações que a vida apresenta, inclusive aprender a lidar com as derrotas”, comentou Daiane. 

Gean Sampaio, professor e fundador da escola Podium (que tem como foco a inclusão de crianças), influenciador e embaixador de NESCAU® - ao lado de Verônica Hipólito, Flávia Saraiva e Etiene Medeiros -, foi responsável pela apresentação e mediação de todos os painéis de debates.  

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade