Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos de 2020 são sonho pós-tsunami, dizem japoneses

7 set 2013 - 21h17
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Comite Olímpico Internacional, Jacques Rogge, anúnciou em cerimônia ocorrida neste sábado, em Buenos Aires, na Argentina, a cidade de Tóquio como anfitrã dos Jogos Olímpicos de 2020. Sobre a vitória da capital japonesa, o membro do Comitê Olimpico, Tsunekazu Takeda comemorou muito e declarou, em comunicado: "Tóquio está humildemente honrada".

O representante nipônico prometeu ainda que Tóquio fará o possível para não decepcionar o que ele chamou de "família olímpica". Disse que o Japão não medirá esforços para fazer jus à fé que lhe foi depositada. E prometeu: "sem dúvida, este será um evento memorável para todos os membros da família olímpica, para cada um dos seus atletas e espectadores".

Shinzo Abe, primeiro ministro do Japão, discursa aos membros do COI
Shinzo Abe, primeiro ministro do Japão, discursa aos membros do COI
Foto: Getty Images

A agilidade do processo de votação permitiu que se conhesse o vencedor antes das 5 horas da tarde deste sábado. O processo foi feito em duas etapas, a primeira na qual Tóquio levou 42 votos e Istambul e Madri empataram com 26. Logo depois do desempate que deixou a capital espanhola de fora da disputa, veio o segundo round de votação, que elegeu a capital do Japão com 60 votos, uma vantagem de 24 sobre sua concorrente turca.

O resultado encheu de entusiasmo os tímidos jornalistas japoneses que trabalham na cobertura do evento, que comemoraram com uma salva de palmas. Entre eles estavam a repórter da Nippon Television, Nana Matsudo, que contou ao Terra a reação de sua equipe após o anúncio. "Nós ficamos muito felizes, muito emocionados. Mas, não foi necessariamente uma surpresa, pois sendo Tóquio uma capital muito importante, uma verdadeira potência mundial, e com os nossos níveis de segurança, acreditávamos no seu favoritismo".

Tóquio será a cidade-sede da Olimpíada de 2020:

"Passado o período do Tsunami de 2011, os Jogos Olímpicos representam um grande sonho, uma grande esperança para o povo japones". Foi isso que afirmou o primeiro ministro, Shinko Abe, em conferência de imprensa minutos depois do anúncio de Tóquio como sede.

Aparentemente, o vazamento de material nuclear da usina de Fukushima não afetou a imagem de Tóquio perante os membros do comitê. Para um dos repórteres da rede de televisão Yomiuri Television, os rumores sobre sobre os riscos de contaminação eram, na verdade, uma grande conspiração para minar a candidatura japonesa. Segundo ele, "a delegação japonesa fez o possível para provar que o vazamento nunca se aproximou de Tóquio".

Matsudo também citou Fukushima como uma das possíveis desestabilizadoras da candidatura japonesa. "Havia rumores de que poderíamos perder por causa do vazamento de Fukushima, mas o Japão é um país no qual a tecnologia avança muito rapidamente, e até 2020 o problema do vazamento nuclear estará totalmente resolvido", disse, confiante, a jornalista da Nippon Television.

Istambul deverá esperar pelo retorno dos Jogos ao continente europeu

Primeiro ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan observa festa japonesa após derrota de Istambul para sede de 2020
Primeiro ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan observa festa japonesa após derrota de Istambul para sede de 2020
Foto: AFP

Nem mesmo Rihanna e seu "diamantes celestes" (tema escolhido para embalar o video promocional de Istambul) puderam levantar a campanha da capital turca, que perdeu a oportunidade de sediar os Jogos Olímpicos de 2020. Sobre a derrota, o Diretor de Mídia do Comite Olimpico da Turquia, Goktlag Svingli, disse: "na minha opinião, foi mais uma questão de tirar os jogos da zona europeia. Acredito que se Istambul estivesse se candidatado aos Jogos de 2024, haveriamos tido mais chance".

Svingli, contou ao Terra que não podia deixar de chorar quando ouviu o anúncio de Tóquio como cidade escolhida para sediar os jogos de 2020 e que seu país, por mais que não fosse favorito, estava muito esperançoso. Ele ainda afirmou que a notícia será recebida pela população turca como uma grande decepção.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade