Copa da Juventude projeta novos nomes da vela brasileira
Evento de base foi realizado em São Paulo e reuniu mais de 130 atletas no YCSA
A Copa da Juventude 2023 foi concluída no último sábado, no YCSA, Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo. O principal evento da vela jovem do país projetou novos nomes que serão os representantes brasileiros nas olimpíadas de Los Angeles 2028 em diante. A competição teve mais de 130 atletas em diversas classes, e com representantes de oito estados: BA, DF, MA, PE, RJ, RS, SC, e, claro, São Paulo.
Nas raias da Represa do Guarapiranga, os velejadores puderam enfrentar vários tipos de condições de vento e ganharam a cada dia briefings técnicos com os treinadores da CBVela e nomes como Torben Grael, Alex Welter e Beto Pandiani, que fizeram e fazem a história da modalidade.
- Foi literalmente uma Semana da Juventude. O YCSA nos recebeu muito bem e juntos fizemos um evento cheio de oportunidades para os atletas. Desde o início do dia até o fim, a garotada pode velejar, conhecer novos adversários, ouvir ídolos do esporte, bem como tirar dúvidas para evoluir a cada regata. O evento também capacitou juízes e buscou unir projetos sociais de vela de todo país para cada vez mais melhorar nossa modalidade - disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
YCSA com bom desempenho
Sede da edição 2023 da Copa da Juventude, o YCSA foi o clube com mais pontos durante a competição, e foi o grande vencedor. Ao final, o Yacht Club Santo Amaro conquistou 318,5 pontos, seguido pelo VDS – Veleiros do Sul com 234, e o ICSC – Iate Clube de Santa Catarina, que terminou com 163,5.
No último dia de evento, foram definidos os campeões das classe 420, 29er, IQFoil e Formula Kite. Após as regatas de sábado (3), o velejador Felipe Fraquelli da VDS - Veleiros do Sul já havia garantido por antecipação o título da classe ILCA 6. Ainda assim, o jovem gaúcho venceu a última prova realizada na manhã deste sábado (4).
Na 420, Gustavo Glimm e Luisa Lepecki foram os grandes campeões. A dupla do ICRJ – Iate Clube do Rio de Janeiro e da VDS – Veleiros do Sul assumiu novamente a liderança da classe no penúltimo dia de competição e no sábado conseguiu acertar na estratégia para ficar com o ouro.
- Muito feliz que conseguimos! Foi um campeonato bem disputado e com pouco vento no começo e muito vento nas últimas regatas! Estou feliz que eu e a Luísa ganhamos! É um título importante para nós. - comentou Gustavo Glimm após nove provas durante a Copa da Juventude.
Na Formula Kite, após 14 regatas durante a semana de competição na Represa de Guarapiranga, o atleta do YCSA Marcos Americano Rodrigues foi o grande campeão, superando Lucas Pes Fonseca (OKP) em uma disputa acirrada e marcada por protestos dos dois lados.
- Eu e o Lucas disputamos até o final! Tive problemas com as cordas, que embolaram e quase quebrou! O campeonato foi resolvido na última e meu pai e meus amigos estavam no bote comemorando quando cruzei a linha de regata. Não sabíamos que tínhamos ganhado, mas completei a prova que era preciso para manter na disputa. Aliviado que deu tudo certo e levei o título - explicou Marcos Rodrigues.
Dominantes em seis das 13 regatas disputadas durante a semana na classe 29er, os irmãos catarinenses Guilherme e Fernando Menezes se mantiveram a frente dos demais competidores e ficaram com o título para o ICSC – Iate Clube de Santa Catarina.
Na IQFoil, Guilherme de Castro Munhoz não deu a mínima chance para os demais adversários e venceu as oito regatas realizadas. O atleta do Clube TEMPO dominou todas as provas e teve o desconto de oito pontos, enquanto o segundo colocado Gabriel Munhoz (também do Clube TEMPO) teve 21 pontos.
Entre as velejadoras, Valentina Roma foi o grande destaque da Copa da Juventude 2023. A atleta da CICP - Cabanga Iate Clube de Pernambuco foi a vencedora na classe ILCA entre as jovens, superando as demais adversárias durante a semana de competição.
- Foi muito difícil vencer! Estava disputando com a Ana Roth e ela é muito boa velejadora. As últimas regatas foram com muito vento, mas consegui superar e feliz de ganhar o título - explicou Valentina Roma durante a premiação.
Classe ILCA 6 - Masculino
1º Felipe Fraquelli (VDS/CBC)
2º Mathias Reimer (YCSA/CBC)
3º Erick Marcondes Carpes (VDS/CBC)
Classe ILCA 6 - Feminino
1º Valentina Roma (CICP/CBC)
2º Ana Carolina Roth (VDS/CBC)
3º Marina Erthal Righi Gama (CNC)
Classe Formula Kite
1º Marcos Americano Rodrigues (YCSA/CBC)
2º Lucas Pes Fonseca (OKP)
3º Vitor Maciel Motta Filho (BK Team)
Classe 29er
1º Guilherme Menezes/Fernando Menezes (ICSC)
2º Clara Meyer/Livia Valduga (ICSC)
3º Theo Chao/Rafael de Moricz (YCSA/CBC)
Classe 420
1º Gustavo Glimm/Luisa Lepecki Madureira (ICRJ/VDS)
2º Lucas Freitas/Victoria Back (ICRJ)
3º Joana Gonçalves/Gabriela Vassel (ICRJ)
Classe IQFoil
1º Guilherme P. de Castro Munhoz (TEMPO)
2º Gabriel Munhoz (TEMPO)
3º Sofia Rocha de Faria (ICB/CBC)