PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Boxeadores profissionais poderão disputar Olimpíadas do Rio

1 jun 2016 - 11h53
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Em um congresso extraordinário em Lausanne, na Suíça, a Associação Internacional de Boxe (AIBA) votou uma petição para remover o artigo que não permitia boxeadores de outras organizações participarem de suas competições. Com isso, os profissionais do esporte têm, a partir de agora, caminho liberado para atuar nos Jogos Olímpicos.

A votação foi vencida com 95% de aprovação pela cúpula. O ato permite imediatamente que todos os boxeadores não registrados na Aiba participem do torneio qualificatório para as Olimpíadas. A competição, que acontece dos dias 3 a 8 de julho na Venezuela, dará 26 vagas para os Jogos do Rio.

Segunda a Associação, a decisão está dentro do plano do Comitê Olímpico Internacional (COI) de profissionalizar ao máximo e dar chances aos atletas profissionais de todas as modalidades até os Jogos Olímpicos de 2020. A definição também entra em curso com as reformas desejadas pela Aiba para promover a inauguração de uma nova competição à nível mundial.

O parecer procura reafirmar a segurança dos atletas profissionalizando desde a preparação dos boxeadores até suas atuações nos Jogos. Em Londres-2012, a entidade abriu as competições para as boxeadoras e em 2013 baniu o uso de capacetes em competições. A Aiba agora será o único órgão de boxe ligado ao COI, com suas 197 nações filiadas.

“Esse é um momento histórico para a Aiba, para o boxe olímpico e para nosso esporte como um todo, representado um grande passo para nossa evolução. A gente vem fazendo uma reforma na entidade durante a última década, visando cuidar melhor da saúde dos atletas e aumentar a popularidade do esporte no mundo. Essa decisão vai assegurar poder para as Federações Nacionais e elevar o nível das futuras competições”, afirmou o presidente da Aiba, Dr. Ching-Kuo Wu, em nota oficial.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade