PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Uruguai pode quebrar tabu e ampliar "resgate" dos tempos dourados

9 fev 2011 - 10h52
(atualizado em 3/5/2012 às 10h48)
Compartilhar
Fábio de Mello Castanho
Karla Gómez Lucas
Direto de Arequipa (Peru)

Bicampeão olímpico em 1924 e 1928,o Uruguai pode voltar a uma Olimpíada no futebol após 84 anos de ausência nesta quarta-feira, quando enfrenta a Argentina, às 22h (de Brasília), no Estádio Monumental de Unsa, em Arequipa, pelo Sul-Americano Sub-20.

Uma vitória dará aos uruguaios a vaga e a sensação de que o país enfim volta a figurar com destaque na modalidade. Em 2010, o Uruguai, bicampeão mundial, quebrou um tabu de 40 anos e disputou uma semifinal de Copa do Mundo.

"Queremos sentir orgulho de levar o país aos Jogos Olímpicos. Somos uma equipe muito forte mentalmente e sei que seguiremos avançando no torneio", disse o zagueiro e capitão Diego Polenta.

A nova etapa de resgate dos tempos dourados do futebol do país, no entanto, passa por um jogo que guarda grande rivalidade e tem na Argentina um time que precisa da vitória para se aproximar da Olimpíada.

Com um ponto a menos do que os rivais (7 contra 6), os argentinos vêm embalados por um triunfo contra o Brasil e não podem pensar em novo revés. O time já foi derrotado pelo Equador na primeira rodada do hexagonal.

De olho na partida também estará o Brasil, vice-líder com os mesmos seis pontos do que os argentinos. Os brasileiros jogarão logo depois do clássico, contra o Equador, e o resultado de argentinos e uruguaios terá interferência na situação do time na busca pelo título e pela vaga olímpica.

O técnico Ney Franco prefere não dar palpite. Porém, lembra que vitórias de uruguaios e brasileiros deixariam as duas vagas nos Jogos praticamente decididas ¿ o Brasil só ficaria de fora se perdesse a última rodada e Argentina goleasse o Chile por pelo menos seis gols - e o confronto de sábado seria como uma final.

"Está muito nivelado esse hexagonal e esta partida deve ser muito equilibrada. São duas escolas semelhantes. Em termos de números acho interessante, embora não podemos nos apegar muito a isso, a vitoria de um deles, principalmente do Uruguai que ainda não enfrentamos. Se eles vencerem e nós também, as vagas estarão praticamente definidas e jogaríamos pelo título", disse.

Uruguai (foto) terá de passar pela seleção argentina, nesta quarta-feira
Uruguai (foto) terá de passar pela seleção argentina, nesta quarta-feira
Foto: Miguel Bustamante / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade