PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Pistorius apaga polêmica e aceita prata: "completa meu trio"

7 set 2012 - 13h20
Compartilhar
Danilo Vital
Direto de Londres

O corredor sul-africano Oscar Pistorius reafirmou tudo que havia dito por meio de sua assessoria de imprensa: se arrependeu das críticas feitas ao brasileiro Alan Fonteles após a derrota nos 200 m nos Jogos Paralímpicos, embora não se arrependa de contestar o tamanho das próteses do adversário. Desde domingo, quando a polêmica começou, outra coisa mudou: ele aprendeu a admirar sua medalha de prata.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

"Eu estava olhando para a minha medalha de prata. Tenho um bronze dos 100 m em Atenas, mas eu nunca tinha ganhando uma prata. Então ela completa meu trio. Esse é o jeito que estou enxergando isso, e na verdade é uma medalha linda", disse Pistorius, que além das citadas possui também cinco ouros - o último deles conquistado no revezamento 4x100 m, na quarta.

A prova marcou também o reencontro do sul-africano com o brasileiro, que apertou na última parte da disputa, mas não conseguiu a liderança - depois o time do Brasil acabou desclassificado e perdeu a prata. Pistorius cumprimentou Alan Fonteles e em seguida falou sobre os momentos difíceis que viveu nos últimos dias, acusado de ser mau perdedor.

"O momento dos meus comentários não foi bom, e eu tive que lidar com as consequências disso pelos últimos dois dias. Mas eu aprendi, eu acho que essa é a beleza da vida: você está sempre aprendendo", afirmou o atleta, em referência à sua primeira derrota nos 200 m nos último nove anos. "É fácil ser gracioso quando você ganha, mas ser humilde nas suas derrotas não é tão fácil, e eu tive que aprender", acrescentou.

Apesar das pazes entre brasileiro e sul-africano, Pistorius continua contestando o aumento de tamanho das próteses de perna de Alan Fonteles, e o Comitê Paralímpico Sul-Africano mantém a decisão de levar o caso a estudo no Comitê Paralímpico Mundial. "Fui a primeira pessoa a levantar a questão, e fui repreendido com muita força por isso. Mas tantos atletas levantaram a questão nos últimos dois dias, então isso mostra que há uma grande preocupação. Eu acho que há um problema."

Sul-africano superou Alan Fonteles na última sequência do revezamento 4x100 m
Sul-africano superou Alan Fonteles na última sequência do revezamento 4x100 m
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade