PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Em Paralimpíada "bizarra", Matheus melhora 11s e leva dúvida a 2016

7 set 2012 - 15h22
Compartilhar
Danilo Vital
Direto de Londres

Matheus Souza encerrou nesta sexta-feira uma Paralimpíada classificada por ele como bizarra. O nadador da classe S11, para atletas totalmente cegos, chegou a Londres preparado para chegar à final nas provas de velocidade, mas falhou. Nos 400 m, por outro lado, conseguiu a vaga com direito a quebra de recorde pessoal, baixando o tempo em quase 11s. Por isso, vai reavaliar a carreira quando voltar ao Brasil.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

"O bizarro foi o seguinte: eu vim treinando o ano inteiro para as provas de velocidade, só que na minha classe acontece que o atleta tem que ter sorte. Também envolve técnica, mas se ele nada 1 cm para o lado pode acertar a raia e perder tempo. Por não estar tão bem treinado ainda, não peguei final nas provas para as quais treinei o ano inteiro. E, curiosamente, nadei a final dos 400 m", apontou o atleta.

"De manhã baixei 11s meu melhor tempo estou feliz de mais", disse Matheus Souza, satisfeito. Até então, seu recorde brasileiro era na casa dos 5min08s. Nas eliminatórias, ele cravou 4min57s32. Na final, no entanto, piorou: chegou em sétimo com 4min59s51. "Queria ter baixado um pouco mais agora à tarde. Eu previa um tempinho 4s ou 5s mais baixo, mas não deu", lamentou.

Por isso, Matheus agora tem uma dúvida: melhorar a parte aeróbica, que é a que tem mais dificuldade, e buscar o potencial demonstrado nos 400 m, ou focar as provas de velocidade com acertos de técnica para ter mais sorte nas provas? "Vou ver o que eu posso fazer para reverter isso agora quando eu voltar de Londres. Vou verificar o treino, botar na balança ver o que vale mais a pena", disse.

Matheus baixou bem o tempo nos 400 m, mas ficou longe do pódio
Matheus baixou bem o tempo nos 400 m, mas ficou longe do pódio
Foto: Buda Mendes/CPB / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade