PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Após ouro, Zanardi enfrenta tédio à espera de "novo horizonte"

7 set 2012 - 06h49
(atualizado às 07h12)
Compartilhar
Danilo Vital
Direto de Londres

"Na segunda-feira, vou ter que encontrar alguma coisa diferente para fazer, senão vou ficar um pouco entediado". A frase esteve entre as primeiras palavras do italiano Alessandro Zanardi como campeão paralímpico do ciclismo H4, título conquistado na última quarta-feira, no circuito de Brands Hatch, em Kent. O ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy voltará ainda à ativa nos Jogos nesta sexta na prova de estrada H4 e no sábado, para o revezamento misto H1-4, mas já sente certa tristeza e prevê tédio. Entretanto, ele conta com uma nova aventura que possa impulsioná-lo nos próximos anos - não necessariamente no ciclismo, muito menos nos Jogos do Rio 2016.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

O desafio dos últimos dois anos foi se classificar à Paralimpíada de Londres e se apresentar competitivo, e foi essa paixão que empurrou Zanardi a treinos e mais treinos no esporte que começou a praticar em 2007. Seis anos antes, ele sofreu um grave acidente durante uma prova da Fórmula Indy e teve amputadas as duas pernas acima do joelho. Ex-piloto também de Fórmula 1, Alessandro Zanardi agora quer outro desafio, o que define como "um novo horizonte".

"Eu sou alguém muito sortudo, e posso certamente sair daqui e continuar com uma boa vida, uma vida muito feliz se eu pegar minha vara e for pescar com meu filho. Não preciso de algo especial. Mas se algo especial aparecer, porque eu deveria dispensar?", indagou. "Isso é quase o último dia de uma grande aventura e, para segunda-feira, não tenho dúvida de que eu vou encontrar alguma coisa. Se eu tenho algum talento, certamente é a minha curiosidade".

Zanardi colocou a emoção do título paralímpico em igualdade com outras sentidas durante a carreira como piloto, mas indicou que não deve permanecer na modalidade por muito mais tempo. Ele não descartou competir nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, mas isso não é o principal. "Quando você escolhe seguir um horizonte na vida e começa a ser empurrado pela sua paixão, todo dia é uma grande oportunidade de encontrar felicidade", apontou. Esse horizonte foi alcançado com o ouro.

Aparentemente, Alex Zanardi sente falta mesmo do automobilismo. Nesta última quarta-feira, afirmou que recebeu ligação do amigo Jimmy Vasser, ex-piloto e co-proprietário da equipe KV Racing, com a promessa de que, se fosse campeão, poderia correr as 500 milhas de Indianápolis. "Então vou ter que ligar e dizer: Jimmy, aqui estou eu, consegui a medalha de ouro. E quanto ao carro?", brincou o italiano, com muito bom humor.

"Eu nunca dispensarei o ciclismo enquanto eu tiver a certeza da força nos meus braços. Se uma boa oportunidade aparecer antes do Rio de Janeiro para adicionar uma roda e um motor, por que não?", acrescentou. Mas isso começará a ser definido a partir de segunda-feira. Restam quatro dias até lá. "Vou dar à minha esposa uma boa semana para relaxar, fazer compras e essas coisas de mulher. E depois, de volta aos negócios", anunciou Alessandro Zanardi.

Atleta planeja novo desafio para a carreira nos próximos anos
Atleta planeja novo desafio para a carreira nos próximos anos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade