Jannik Sinner vence canadense na final e é campeão do Masters de Paris
O italiano Jannik Sinner derrotou Félix Auger-Aliassime por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 7/6 {7-4}), na final disputada neste domingo (2), na La Défense Arena de Paris. Ele conquistou o título inédito sem perder nenhum set na competição.
O italiano Jannik Sinner derrotou Félix Auger-Aliassime por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 7/6 {7-4}), na final disputada neste domingo (2), na La Défense Arena de Paris. Ele conquistou o título inédito sem perder nenhum set na competição.
Elcio Ramalho, da RFI em Nanterre
Com o título, Sinner volta ao topo do ranking da ATP superando o espanhol Carlos Alcaraz. Número 1 no início do torneio, Alcaraz decepcionou e foi eliminado na estreia após a derrota para o britânico Cameron Norrie.
O torneio parisiense também contou com a participação do brasileiro João Fonseca, eliminado na segunda rodada depois de perder para o russo Karen Khachanov.
A final entre Sinner e Auger-Aliassime foi inédita, já que nenhum dos atletas tinha disputado o troféu da competição em edições anteriores.
A vitória do italiano na final do Masters também o deixou em vantagem no confronto direto com o canadense ao conseguir três vitórias contra duas de Félix Auger-Aliassime.
Jannik Sinner se tornou o quinto jogador em atividade a conquistar cinco troféus da série Masters 1000 (Toronto em 2023, Miami, Cincinnati e Xangai em 2024 e, agora, Paris).
Jogo equilibrado
Sinner entrou em quadra como grande favorito ao título do torneio após a eliminação de Alcaraz e chegou à decisão sem conceder nenhum set para seus adversários, entre eles o alemão Alexander Zverev, campeão do torneio em 2024 na semifinal.
O italiano começou a decisão garantindo a primeira quebra de serviço no saque do canadense. Ele manteve sua vantagem no placar até o final do set, fechando em 6/4.
No segundo set, o cenário foi diferente, com Auger-Aliassime mais sólido em quadra, saque forte e sem deixar chances para o adversário crescer na partida. Contando com grande apoio do público, o canadense levou a disputa para o tiebreak, mas foi penalizado por seus próprios erros, fazendo Jannik Sinner fechar em 7-4 e a partida em 2 sets a 0.
O troféu do torneio, Árvore de Fanti, foi entregue ao novo campeão pelo ex-tenista francês Yannick Noah, vencedor do torneio de Roland Garros em 1983.
O título do Masters de Paris foi o 23º da carreira de Sinner, campeão de 4 Grand Slams: dois Australian Open (2024 e 2025), um US Open (2024) e um torneio de Wimbledon (2025).