Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ginástica

Brasileira sofre queda no solo e chora; Daiane também cai

24 out 2011 - 17h36
(atualizado às 18h57)
Compartilhar

Tarian Chaud
Direto de Guadalajara (México)

A apresentação da equipe brasileira de ginástica artística no primeiro dia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ficou marcada pelas quedas durante o exercício solo de Adrian Nunes. A ginasta, em seu último salto, não conseguiu cravar a aterrissagem e caiu com o tórax no chão. Constrangida pelo erro, a atleta não escondeu a decepção e chorou ao lado do palco das atividades, precisando ser consolada pelas companheiras de equipe. No entanto, ela não foi a única a falhar.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Principal atleta brasileira no exercício do solo, Daiane dos Santos também falhou. A atleta, que disputa no México seu último Pan-Americano, não conseguiu cravar um salto e caiu de costas. Entretanto, rapidamente, a gaúcha levantou e prosseguiu sua apresentação. Na soma de todos os exercícios, o time brasileiro somou 209.825 pontos nos quatro aparelhos - além do solo, as ginastas disputam salto sobre a mesa, barras assimétricas e trave de equilíbrio.

A pontuação brasileira elimina as possibilidades de a equipe brigar pela medalha de ouro, e muito provavelmente pela prata. Na primeira rotação, o Canadá terminou na liderança ao somar 216.850. Para ficar com a prata, o time nacional precisará torcer contra os Estados Unidos, reforçados pela campeã olímpica Shawn Johnson e principais favoritos ao ouro em Guadalajara.

A apresentação abaixo do esperado do Brasil foi reconhecida pelas próprias atletas brasileiras. Além das quedas de Adrian e Daiane dos Santos no solo, Daniele Hyólito, ginasta mais completa do Brasil na competição, caiu durante a apresentação na trave e também errou ao sair das paralelas. Os erros não foram bem assimilados pelas atletas, especialmente por Daiane.

"Eu não acredito até agora. Eu errei no salto mais simples, o duplo grupado. Estou saltando muito alto, mas como era um grupado não deu, tentei dar um passo atrás, mas caí. No resto acho que foi bom. Saltos bons, coreografia melhor do que fiz no Mundial. Já estou cansada de dizer isso, mas é o que tenho que fazer: treinar mais", disse Daiane dos Santos, que fez sinais de negativos com a cabeça logo depois de se apresentar no solo.

A decepção também atingiu Daniele Hypólito. Confiante na participação brasileira antes da competição, a ginasta, que colocara anteriormente o País na disputa pela medalha de prata, justificou o desempenho abaixo do esperado ao cansaço, acumulado por conta da campanha da equipe no Mundial do Japão, disputado no início de outubro.

"Não estou satisfeita com o meu desempenho. Sou perfeccionista e sei que poderia ter feito muito melhor. Mas também tenho que levar em consideração o cansaço e a pressão de mais uma competição importante. O desgaste foi muito grande no Mundial e no período de treinos também. Tenho até que pedir desculpas pela falha, mas que as pessoas entendam que não dá para acertar sempre", lamentou a ginasta.

Apesar do acúmulo de erros, Daniele Hypólito confia que não avançará à decisão por aparelhos somente nas barras paralelas. No total, a experiente atleta somou 53.100 e liderou o time brasileiro. Bruna Leal, com 52.600, apareceu logo atrás. Outra a disputar todos os aparelhos foi Adrian Nunes, que somou 51.650.

Por outro lado, Daiane dos Santos, que disputou apenas o salto, as barras e o solo, ficou com 38.900 - sendo 12.625 em sua especialidade, apenas a terceira nota dentro do time brasileiro. Priscila Cobello somou 37.150 pontos e Gabriela Soares, substituta de Jade Barbosa, terminou a competição com 25.450 (ela disputou apenas o salto e a trave).

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra