Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Ginástica vira ponto de partida para ação de educação ambiental com crianças em MG e RJ

Projeto esportivo promove arrecadação de lacres e envolve alunos e comunidade.

18 set 2026 - 12h12
(atualizado às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O projeto esportivo Giro por Ginásticas, do Instituto Bons Ventos, lançou a campanha Lacre Solidário em Papagaios (MG) e Itaguaí (RJ) para integrar educação ambiental à rotina de crianças e jovens. A ação incentiva alunos e a comunidade a recolherem lacres de latinhas até novembro, com a meta de encher galões de 20 litros destinados a instituições sociais locais. A iniciativa busca fortalecer a consciência ecológica, a reciclagem e o engajamento comunitário por meio do esporte.
Ginástica
Ginástica
Foto: Acervo Instituto Bons Ventos | Divulgação / Esporte News Mundo

Um projeto de ginástica desenvolvido em Minas Gerais e no Rio de Janeiro passou a incorporar uma ação de educação ambiental e mobilização social à rotina de crianças e adolescentes. Alunos do Giro por Ginásticas, realizado em Papagaios (MG) e Itaguaí (RJ), participam desde setembro da campanha Lacre Solidário, que pretende arrecadar dois galões de 20 litros de lacres de latas de bebidas até novembro.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Bons Ventos e busca aproveitar o contato frequente do projeto com crianças e famílias para estimular ações que ultrapassem a prática esportiva. Cada núcleo tem a meta de completar um galão de 20 litros, com participação aberta também aos moradores das duas cidades.

A arrecadação funciona como ferramenta para abordar a separação e a destinação adequada de materiais recicláveis. Ao mesmo tempo, os participantes são incentivados a mobilizar outras pessoas, ampliando a campanha para suas casas e círculos de convivência.

"O impacto social da campanha está justamente na capacidade de envolver crianças, famílias e toda a comunidade em uma ação coletiva, despertando o sentimento de pertencimento e mostrando que todos podem contribuir para uma transformação positiva", afirma Lucemar da Silva Navarro Júnior, coordenador do Giro por Ginásticas no núcleo de Papagaios.

Para estimular a continuidade da participação, a campanha foi organizada em desafios mensais. Setembro tem o "Quem Arrecada Mais?", seguido pelo "Turma que Faz a Diferença", em outubro, e pelo "Desafio Giro Solidário", em novembro.

O encerramento será realizado em dezembro, quando os lacres arrecadados serão contados e pesados. O Instituto Bons Ventos também prevê a escolha de uma instituição social em Papagaios e outra em Itaguaí para a etapa de destinação da arrecadação.

"Mais do que atingir uma quantidade de lacres, queremos que as crianças entendam o significado de participar e mobilizar outras pessoas. É uma oportunidade de trabalhar valores que também fazem parte da formação proporcionada pelo esporte", completa Lucemar da Silva Navarro Júnior.

O Giro por Ginásticas mantém atividades gratuitas voltadas a crianças e adolescentes nos dois municípios. O projeto é realizado pelo Instituto Bons Ventos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006), com patrocínio da Vale em Papagaios (MG) e Itaguaí (RJ). O núcleo fluminense também tem patrocínio da FCC, enquanto o projeto em Papagaios conta com apoio da Prefeitura Municipal.

Esporte News Mundo
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra