Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja curiosidades sobre bairro natal de Lucas Paquetá, perto de voltar ao Brasil

Local de nascimento do jogador ganha destaque pelo impacto de seu retorno ao Brasil e o estágio avançado das negociações com o Flamengo

27 jan 2026 - 18h20
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários
A Ilha de Paquetá se caracteriza como uma área de preservação natural  –
A Ilha de Paquetá se caracteriza como uma área de preservação natural –
Foto: Reprodução / Carioca sem fronteiras - Legenda: Bairro de nascimento de Paquetá limita circulação de carros para privilegiar a natureza / Jogada10

A provável volta de Lucas Paquetá ao Brasil segue movimentando a internet em diversos cenários, especialmente provocando ansiedade na torcida do Flamengo. Outra situação que gerou curiosidade envolveu a origem do jogador. Afinal, houve um aumento de buscas sobre o local de nascimento do meio-campista, conhecido como Ilha de Paquetá. 

A ilha faz parte de um arquipélago na Baía de Guanabara, fica próxima ao centro do Rio de Janeiro e é um dos bairros mais antigos da capital carioca. Inclusive, notabiliza-se por uma ambientação tranquila. Com isso, torna-se um contraponto dentro do ritmo agitado, que normalmente conduz a cidade. As ruas da região. aliás, costumam ser planas e com a presença de diversas árvores.  

Por este motivo, há uma certa limitação de circulação de carros. Assim, na ilha de Paquetá, a preferência é pela utilização de bicicletas, caminhadas e charretes elétricas como meios de locomoção. A localidade também ostenta forte ligação com a cultura, a história e a literatura brasileiras. Isso porque, na região, encontram-se casarões históricos como a de José Alencar.

Conexão literária, cultural e histórica da ilha   

A tradição é outro aspecto presente na Ilha de Paquetá e alguns elementos que são exemplos deste contexto são a Praça XV de Novembro e a Pedra da Moreninha. A segunda, aliás, é um símbolo da literatura com sua eternização por ser cenário do romance "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo. 

A Ilha de Paquetá também foi um refúgio de D. João VI para descansar e se curar de uma úlcera, que sofreu na perna. Posteriormente, ele promoveu a popularização da localidade entre membros da nobreza. Inicialmente, os índios Tamoios habitaram a região, depois a localidade foi alvo da resistência francesa ante da presença portuguesa. 

Como se encontra nas margens da Baía de Guanabara, o bairro se sobressai também pelas praias, que costumam ser destinos para passeios. Além de sediar eventos culturais como rodas de samba e até festas populares, que conservam a identidade local. Outro símbolo da Ilha de Paquetá é uma árvore Baobá, que ultrapassa os sete metros de circunferência e foi plantada em 1627.

A Ilha de Paquetá se caracteriza como uma área de preservação natural  –
A Ilha de Paquetá se caracteriza como uma área de preservação natural –
Foto: Reprodução / Carioca sem fronteiras / Jogada10

Negociação por Lucas Paquetá  

Com uma operação complexa pela frente, o Flamengo se mostra cada vez mais otimista em fechar a contratação de Lucas Paquetá. Isso porque o clube de origem do jogador, o West Ham (ING), já se mostra redutível quanto à forma de pagamento pelo atleta. 

O Flamengo, afinal, pagará 41,25 milhões de euros (cerca de R$ 256 milhões no câmbio atual) ao time inglês. E, de acordo com o jornalista Venê Casagrande, o West Ham aceita receber parte do valor em parcelas de 2026 a 2028. O que falta para a negociação sair do papel, porém, são os valores de cada parcela e quanto o Flamengo pagará à vista. 

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade