Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SSP faz pacote de medidas para combater crimes no futebol

18 mai 2015 - 19h41
(atualizado às 20h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou um pacote de medidas para fiscalizar a aplicação de penas restritivas de comparecimento aos estádios futebolísticos do Estado de São Paulo e combater a ação dos vândalos nos palcos esportivos. Após reunião com representantes do Tribunal de J

Torcedor punido por violência poderá trabalhar no IML:

ustiça, Ministério Público, polícias Civil e Militar e membros da Federação Paulista de Futebol (FPF), o secretário Alexandre de Moraes estipulou duas novas diretrizes. Uma delas é a criação do Anexo Judicial de Defesa do Torcedor.

O Anexo, estrutura formulada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), terá funcionamento a partir do dia 26 de maio e reforçará a ação contra os crimes de intolerância no futebol. "A partir do momento em que o torcedor perceber que baderneiros estão cumprindo medidas restritivas ou estão presos, ele pensará antes de cometer um delito", enfatizou Moraes.

Brigas em estádio terão acompanhamento mais rígido da SSP
Brigas em estádio terão acompanhamento mais rígido da SSP
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press

A outra medida presente no pacote é a prestação de serviços comunitários em locais públicos por parte das pessoas impedidas de assistir às partidas. A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que assiste pessoas com deficiência, é uma das instituições que receberá a assistência dos infratores, bem como o Corpo de Bombeiros, o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC). De acordo com Moraes, a listagem de entidades beneficiadas deve ser ampliada.

Moraes, que também estuda o uso de tornozeleiras eletrônicas por parte dos infratores, também inseriu um canal específico no Disque-Denúncia para canalizar os casos relativos à violência no futebol, ampliando a eficácia nas investigações, uma vez que os fatos chegarão com mais rapidez ao Ministério Público e às polícias, por exemplo. "Nada dará certo se a impunidade prevalecer", sublinhou.

Os policiais também terão sua logística reforçada, contando com um ônibus instalado com delegacia móvel para grandes eventos. O veículo será equipado com uma cela e servirá para a ação imediata contra os vândalos.

"Isso faz parte de um projeto ambicioso que visa uma cultura de harmonização das instituições. Estamos dando um passo importante", analisou o desembargador José Roberto Nalini, presidente do Tribunal de Justiça, presente na reunião ao lado de Márcio Elias Rosa, procurador geral de Justiça, e Reinaldo Carneiro Bastos, mandatário da FPF.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade