Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Procura-se 'camisa 9': lesões e má fase fazem Dorival 'abrir mão' de centroavante na seleção

Treinador não chama jogador de ofício para a posição, mas garante que setor está bem servido

6 mar 2025 - 12h42
Compartilhar
Exibir comentários

Dorival Júnior surpreendeu ao não convocar nenhum centroavante de ofício para os compromissos da seleção brasileira contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Para o setor ofensivo, o treinador chamou apenas jogadores que atuam pelos lados do campo: Estêvão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Pedro, do Flamengo, teoricamente seria o "dono" da camisa 9. O jogador do Flamengo, porém, ainda se recupera de grave lesão no joelho. Amargando o banco de reservas no Real Madrid, o ex-palmeirense Endrick deixou de ser considerado nas últimas convocações, que trouxe Igor Jesus, do Botafogo, como a referência na função. O início ruim de temporada do time carioca pode ter sido determinante para a ausência do atleta na lista desta quinta-feira.

A lista de pré-convocados com 52 nomes divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última semana também carecia de jogadores de centroavantes. Além de Endrick e Igor Jesus, apenas Yuri Alberto, do Corinthians, aparecia entre os 16 listados para o ataque. Ao ser questionado sobre a ausência jogadores para a posição, Dorival afirmou que a seleção está bem servida de atletas com alta capacidade de definição, e citou João Pedro, do Brighton, como um nome que pode atuar na posição.

"Se nós buscarmos nome a nome, João Pedro já desempenhou a função de 9 na seleção e no seu clube. Tem um perfil interessante, consegue flutuar e se projetar na área. Quero uma equipe com movimentação e mobilidade, que não fiquemos posicionais. Qualquer nome que for a campo, teremos homens de definição", disse o treinador, em coletiva nesta quinta-feira.

Desde a Copa de 2022, já foram chamados para a seleção brasileira dez jogadores que atuam como centroavantes ou que podem exercer a função: Endrick, Evanilson, Gabriel Jesus, Igor Jesus, João Pedro, Matheus Cunha, Pedro, Richarlison, Vitor Roque e Yuri Alberto.

Com o retorno de Neymar, convocado entre os meio-campistas, existe a possibilidade de Dorival fazer um esquema com um falso 9. Ou seja, sem um homem de referência no ataque, apostando na dinâmica entre atacantes para a criação de jogadas. A posição ganhou notoriedade com Messi, quando o argentino era treinado pelo espanhol Pep Guardiola no Barcelona.

O próprio Neymar pode atuar como falso 9, recuando à faixa central para municiar os pontas. Neste cenário, Vini Jr, Raphinha e Rodrygo brigariam por duas vagas no ataque. Existe ainda a possibilidade de Dorival encaixar os quatro, exigindo do setor defensivo alto poder marcação.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade