Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Palmeiras vive cenário diferente de 2023 quando conquistou virada sobre o Botafogo; veja contas

Time comandado pelo português Abel Ferreira está na segunda posição do Brasileirão, seis pontos atrás do líder

8 nov 2024 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo vivendo momento instável na temporada, o Palmeiras tem esperanças de ultrapassar o Botafogo e conquistar o título do Campeonato Brasileiro pela terceira vez consecutiva. O time alviverde busca inspiração no que aconteceu no torneio do ano passado. Mas, em 2024, o cenário é diferente.

Em 2023, o Palmeiras arrancou para a conquista do título nacional após uma vitória épica de virada por 4 a 3 sobre o Botafogo, no estádio Nilton Santos. O time carioca vencia por 3 a 0, mas o Palmeiras buscou o resultado no segundo tempo, em um jogo marcante.

Palmeiras está seis pontos atrás do líder Botafogo na tabela do Brasileirão
Palmeiras está seis pontos atrás do líder Botafogo na tabela do Brasileirão
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

O duelo em questão aconteceu na 31ª rodada do Brasileirão do ano passado. Na ocasião, o Palmeiras ficou três pontos atrás do Botafogo após a partida histórica. A equipe carioca, porém, tinha um jogo a menos.

No entanto, até o final do campeonato, o Botafogo teve uma enorme queda de desempenho. O time alviverde, por outro lado, teve uma ascensão. Nas sete rodadas derradeiras, o Palmeiras obteve mais quatro vitórias e dois empates, consumando o título. O Botafogo terminou o campeonato apenas na quinta posição.

Agora no torneio de 2024, a tarefa do Palmeiras para superar o Botafogo é mais complicada. Faltam seis rodadas para o término Brasileirão, ou seja, 18 pontos em disputa para cada equipe. O Botafogo lidera a competição, com 67 pontos. O Palmeiras é o vice-líder, com 61 pontos.

A equipe alviverde necessita de uma campanha praticamente perfeita daqui para frente para ganhar o Brasileirão mais uma vez. Além disso, precisa torcer para tropeços do adversário carioca. Matematicamente, o Botafogo precisa de mais quatro vitórias e um empate para assegurar a taça sem depender do desempenho dos rivais.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo tem 84,7% de chances de título. O Palmeiras tem 10,7%, enquanto o Fortaleza aparece com 3,4%.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Palmeiras enfrenta o Grêmio, nesta sexta-feira, 8, no Allianz Parque. Já o Botafogo encara o Cuiabá, no sábado, no Nilton Santos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade