No olho do furacão, Barça tentará manter ponta do Espanhol em San Sebastián
O Barcelona visitará neste fim de semana a Real Sociedad, em jogo que vale a defesa da liderança do Campeonato Espanhol, no meio de dias conturbados com o clube catalão se tornando réu no processo envolvendo a contratação de Neymar junto ao Santos.
Nos últimos dias, o Barça bateu o Rayo Vallecano por 6 a 0, pela competição nacional, foi denunciado pela promotoria do país, conquistou vitória fundamental fora de casa no duelo com o Manchester City, por 2 a 0, pela Liga dos Campeões da Europa, e acabou acusado pelo juiz que está a frente do "Neymargate".
Neste sábado, os comandados de Gerardo Martino, principalmente o atacante brasileiro, terão que esquecer tudo para focar na espetacular disputa pelo título espanhol. Com 60 pontos, o Barça lidera graças ao saldo de gols, já que Real Madrid e Atlético de Madrid, segundo e terceiro colocados estão com a mesma pontuação.
Melhor ataque e segunda melhor defesa do Espanhol, o time da Catalunha tem saldo de gols 52, contra 46 do Real e 43 do Atlético. Nesta rodada, no entanto, o time de Neymar terá o adversário mais complicado, já que a Real Sociedad é sexta colocada com 40 pontos.
Sem jogos na próxima semana pela Liga dos Campeões neste meio de semana, a tendência é que o técnico Gerardo Martino utilize o que tem de melhor no duelo do estádio Anoeta. O ex-jogador do Santos, plenamente recuperado de lesão no tornozelo direito, inclusive poderá reaparecer no time titular.
No País Basco, o Barcelona tentará quebrar um jejum de seis anos sem bater o rival fora de casa. No último duelo, realizado no dia 12, pelas semifinais da Copa do Rei da Espanha, houve empate em 1 a 1, que selou a classificação 'blaugrana' para a decisão, depois da vitória na ida por 2 a 0, em jogo disputado no estádio Camp Nou.
Também no sábado, quatro horas antes de o líder entrar em campo, o segundo colocado Real Madrid receberá o Elche no estádio Santiago Bernabéu, mais uma vez sem Cristiano Ronaldo, que cumprirá a última partida da suspensão imposta após expulsão no jogo contra o Athletic Bilbao.
O compromisso da equipe madrilenha acontecerá quatro dias antes do jogo contra o Schalke 04, fora de casa, pela ida das oitavas de final da 'Champions'. Por conta disso, é provável que o técnico Carlo Ancelotti preserve alguns titulares no jogo deste sábado.
O Elche, rival do Real, é o 14º colocado na tabela, com 26 pontos, cinco a frente do 18º e primeiro na zona de rebaixamento, Valladolid.
Terceiro na tabela, o Atlético de Madrid visitará no domingo o Osasuna com o astral elevado, depois da vitória obtida nesta quarta-feira sobre o Milan, no estádio San Siro, por 1 a 0. Graças ao gol de Diego Costa, a equipe da capital está a um empate de voltar ao 'top-8' europeu após 17 anos.
O Osasuna, que está em 13º lugar, com os mesmos 26 pontos do Elche, é outro que tentará surpreender um dos candidatos ao título para tentar se afastar da zona de rebaixamento do Espanhol.
Quarto colocado, já com quatro pontos de folga para o rival mais próximo, o Athletic Bilbao visitará no domingo o desesperado Betis, que está na lanterna da competição. Outro concorrente - além da Real Sociedad, na briga pela última vaga na próxima 'Champions', o Villarreal joga fora de casa na segunda-feira contra o Espanyol.
A 25ª rodada do Campeonato Espanhol será aberta nesta sexta-feira, com o duelo entre Valladolid e Levante.
Programação da 25ª rodada do Campeonato Espanhol:.
Sexta-feira.
Valladolid - Levante.
Sábado.
Real Madrid - Elche.
Celta - Getafe.
Real Sociedad - Barcelona.
Almería - Málaga.
Domingo:
Rayo Vallecano - Sevilla.
Betis - Athletic Bilbao.
Valencia - Granada.
Osasuna - Atlético de Madrid.
Segunda-feira:
Espanyol - Villarreal.