Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Na Vila Belmiro onde 'se fez jogador', Pelé relembra 40 anos da despedida

2 out 2014 - 16h20
Compartilhar

Há exatos 40 anos, no dia 2 de outubro de 1974, Pelé fez seu último jogo na Vila Belmiro, estádio onde ajudou o Santos a conquistar boa parte dos 35 títulos que o clube faturou nos anos 50, 60 e 70. Em uma partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Paulista daquele ano, o Rei do Futebol duelou contra a Ponte Preta e eternizou uma imagem ainda aos 22 minutos do primeiro tempo, quando se ajoelhou o gramado e abriu os braços para a saudação dos cerca de 20 mil torcedores que se amontoavam no alçapão santista.

- Hoje (quinta-feira) faz 40 anos que eu joguei meu último jogo pelo Santos na Vila Belmiro, no estádio que me fez jogador e fez de mim um homem. Eu me lembro ter ajoelhado no campo após a partida, com emoções mistas, pois aquele capítulo da minha carreira profissional no Brasil tinha chegado ao fim. Estendi meus braços para abraçar a Deus, assim como meus familiares, amigos e fãs. Tantas pessoas viajaram de vários lugares do país para torcerem para mim uma última vez - relembra Pelé, que atualmente participa de eventos de marketing do clube.

Aos 34 anos, Pelé já havia se despedido da Seleção Brasileira três anos antes, mas depois do Peixe ainda passaria pelo Cosmos, dos Estados Unidos, antes de encerrar a carreira. O Rei vestiu a camisa do Santos mais duas vezes: em 1975, em uma partida de exibição contra o Bahia, em Salvador, e em 1977, quando Santos e Cosmos programaram uma despedida para Pelé e ele defendeu um clube em cada tempo, anotando inclusive um gol em cima do Peixe. Ao todo, o Rei marcou 1.091 gols em 1.116 jogos pelo Santos.

Para relembrar a data histórica, o marketing do Santos promoveu uma campanha fotográfica com diversos torcedores do clube imitando o gesto de 2 de outubro de 1974 em locais estratégicos da Vila Belmiro, como se fosse uma saudação a Pelé. As fotos serão publicadas durante a quinta-feira nas redes sociais do clube.

RELEMBRE O JOGO DE DESPEDIDA DE PELÉ DA VILA BELMIRO:

Em ação de marketing, torcedores reproduziram gesto (Foto: Divulgação)

FICHA TÉCNICA

SANTOS 2 x 0 PONTE PRETA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data: 2 de outubro de 1974

Árbitro: Emídio Marquez Mesquita

Público e renda: 20.258 pagantes/Cr$ 219.371

GOLS: Cláudio Adão (30/1ºT) e Geraldo (11/2ºT)

SANTOS: Cejas; Wilson, Vicente, Bianchi e Zé Carlos; Léo e Brecha; Cláudio Adão, Da Silva, Pelé (Gílson) e Edu. Técnico: Tim

PONTE PRETA: Carlos; Geraldo, Oscar, Zé Luiz e Walter; Serelepe e Serginho; Adílson, Waldomiro, Waltinho (Brasília) e Tuta. Técnico: Lilo

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra