Morre José Aparecido, ex-árbitro que levou cusparada de Neto
Morreu, nesta terça-feira (20), aos 72 anos, o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira. Ele ficou conhecido por apitar alguns clássicos polêmicos durante a década de 90, especialmente, quando Neto estava em campo (leia mais abaixo). O sepultamento será no Cemitério Memorial Jardim Santo André, em Santo André, às 15h (de Brasília).
O árbitro, então, ficou muito marcado em 1991, ao se envolver em uma polêmica com o ex-jogador Neto. Na ocasião, o então jogador do Corinthians foi expulso de um jogo contra o Palmeiras e cuspiu na cara de José Aparecido.
O desentendimento, no entanto, ficou no passado. Neto reconheceu seu erro e se desculpou com o ex-árbitro ainda em vida. Durante a participação no Podcast "Mano a Mano", o comentarista da TV Bandeirantes disse que foi "covarde, sujo e racista" no episódio.
Dois anos após esse episódio, José Aparecido se envolveu em outra polêmica no clássico entre Corinthians e Palmeiras. Na época, a partida terminou com quatro cartões vermelhos, três do Corinthians e um do Palmeiras. Os corintianos questionaram as decisões e ainda reclamaram do árbitro não ter dado cartão para Edmundo. Na época, o Verdão venceu o jogo por 4 a 0.
Anos depois, contudo, ele contou, em entrevista ao "Uol", que recebeu várias ameaças e precisou deixar a cidade de São Paulo por algum tempo.
José Aparecido deixou a carreira de árbitro aos 45 anos para fazer tratamento de um câncer no estômago. Ele, contudo, seguiu sua vida profissional sendo advogado, gerente de banco e trabalhou no ramo de viagens.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.