Morre em Catanduva o ex-meia Brecha, autor do "gol da zebra milionária"
3 set2011 - 15h55
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
O ex-meia Brecha, que teve a melhor fase de sua carreira defendendo o Juventus-SP na década de 70, morreu na madrugada deste sábado, aos 63 anos, na cidade paulista de Catanduva, vítima de tumor no cérebro.
Além do Santos, Brecha atuou em clubes como Catanduvense, Guarani, Sertãozinho e Juventus
Foto: Gazeta Press
A doença persistia há um ano e meio e Brecha já havia sido operado, mas o reaparecimento do tumor gerou um derrame cerebral, que acabou ocasionando sua morte. O sepultamento acontece a partir das 17h (de Brasília) no Cemitério Monsenhor Albino, em Catanduva.
Moacir Bernardes Brida nasceu em Itajobi-SP, em 12 de julho de 1948 e se profissionalizou no futebol cedo, aos 17 anos. Além do Juventus, equipe na qual foi ídolo, Brecha atuou em clubes como Catanduvense, Guarani, Sertãozinho e Santos, ainda em meados dos anos 70.
Esperança do time praiano após a saída de Pelé para o Cosmos-EUA, em 74, o jogador conquistou a torcida vestindo a camisa 8 e se destacando pela visão de jogo e principalmente pela característica batida na bola, uma de suas marcas registradas.
No entanto, o grande episódio de sua carreira aconteceu dois anos antes, exatamente em um sábado: com um gol de Brecha, o Juventus venceu o Corinthians, que era considerado o grande favorito para um duelo de abril de 72.
Essa partida contava para os resultados da loteria esportiva, que teve apenas um acertador, o "Dudu da Loteca", que se tornou milionário do dia para a noite. O episódio ficaria conhecido como "o gol da zebra milionária".
Brecha defendeu a Seleção Brasileira, entre 72 e 73, mas acabou não fazendo parte do grupo que disputou a Copa do Mundo na Alemanha Ocidental.
O ex-jogador foi professor de Educação Física na cidade de Arariranha-SP, onde ainda era proprietário de uma escolinha de futebol. Ele deixa três filhos e dois netos, além do irmão Brida, que também foi jogador de futebol e ídolo do Juventus.
Neste sábado, o Corinthians assinou oficialmente o acordo com a Odebrecht para a construção de seu estádio; o evento contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos humoristas do programa Pânico na TV
Foto: Reinaldo Marques / Terra
A equipe do programa da RedeTV esteve no local com a panicat Jaque Khury e os humoristas Ceará, como "Dilma cover" e Alfinete
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Lula utilizou um capacete com o símbolo do Corinthians
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Emocionado, o presidente corintiano Andrés Sanchez deu abraço caloroso em Lula
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Lula ficou muito satisfeito com a assinatura do contrato
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Lula foi ovacionado pelo público corintiano presente no local
Foto: Reinaldo Marques / Terra
O ex-presidente acompanhou de perto cada detalhe
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Lula chegou ao local da assinatura do contrato - em uma rua ao lado do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera - por volta das 12h
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Torcedor do clube, o político do PT mostrou-se emocionado e fez questão de ressaltar que a ideia de construir uma arena corintiana ultrapassa a intenção de sediar a abertura da Copa de 2014
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Lula esteve no local ao lado de sua mulher, Marisa Letícia
Foto: Reinaldo Marques / Terra
"É importante deixar claro que não foi o Corinthians que entrou na história da Copa. Foi a Copa que entrou na história do Corinthians", disse Lula
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Representantes da Odebrecht e diretores do Corinthians estiveram presentes no evento ao lado de Lula
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Segundo dados da Odebrecht, que será responsável pela engenharia e construção do estádio, a obra custará R$ 820 milhões
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Lula foi a estrela da assinatura do contrato para a construção do estádio do Corinthians neste sábado