PUBLICIDADE

Morre em Catanduva o ex-meia Brecha, autor do "gol da zebra milionária"

3 set 2011 - 15h55
(atualizado às 15h56)
Compartilhar

O ex-meia Brecha, que teve a melhor fase de sua carreira defendendo o Juventus-SP na década de 70, morreu na madrugada deste sábado, aos 63 anos, na cidade paulista de Catanduva, vítima de tumor no cérebro.

Além do Santos, Brecha atuou em clubes como Catanduvense, Guarani, Sertãozinho e Juventus
Além do Santos, Brecha atuou em clubes como Catanduvense, Guarani, Sertãozinho e Juventus
Foto: Gazeta Press

A doença persistia há um ano e meio e Brecha já havia sido operado, mas o reaparecimento do tumor gerou um derrame cerebral, que acabou ocasionando sua morte. O sepultamento acontece a partir das 17h (de Brasília) no Cemitério Monsenhor Albino, em Catanduva.

Moacir Bernardes Brida nasceu em Itajobi-SP, em 12 de julho de 1948 e se profissionalizou no futebol cedo, aos 17 anos. Além do Juventus, equipe na qual foi ídolo, Brecha atuou em clubes como Catanduvense, Guarani, Sertãozinho e Santos, ainda em meados dos anos 70.

Esperança do time praiano após a saída de Pelé para o Cosmos-EUA, em 74, o jogador conquistou a torcida vestindo a camisa 8 e se destacando pela visão de jogo e principalmente pela característica batida na bola, uma de suas marcas registradas.

No entanto, o grande episódio de sua carreira aconteceu dois anos antes, exatamente em um sábado: com um gol de Brecha, o Juventus venceu o Corinthians, que era considerado o grande favorito para um duelo de abril de 72.

Essa partida contava para os resultados da loteria esportiva, que teve apenas um acertador, o "Dudu da Loteca", que se tornou milionário do dia para a noite. O episódio ficaria conhecido como "o gol da zebra milionária".

Brecha defendeu a Seleção Brasileira, entre 72 e 73, mas acabou não fazendo parte do grupo que disputou a Copa do Mundo na Alemanha Ocidental.

O ex-jogador foi professor de Educação Física na cidade de Arariranha-SP, onde ainda era proprietário de uma escolinha de futebol. Ele deixa três filhos e dois netos, além do irmão Brida, que também foi jogador de futebol e ídolo do Juventus.

Fonte: Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade