PUBLICIDADE

Copa América

Geferson reflete conflito e integração com Seleção olímpica

1 jun 2015 - 17h03
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Geferson tem passagens pelas categorias de base da Seleção
Geferson tem passagens pelas categorias de base da Seleção
Foto: Vinicius Costa / Futura Press

Sem dúvidas, a convocação do lateral esquerdo Geferson, do Internacional, é a mais estranha de todas da Copa América. Ele foi chamado para substituir o lesionado Marcelo, do Real Madrid, mas tem apenas 21 anos e 15 jogos como profissional. De acordo com Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF, isso faz parte do projeto de integração da equipe olímpica, mas também gera um conflito de interesses.

O próprio técnico Dunga já tinha avisado, no início do ano, que não queria convocar para a Copa América jogadores que não tivessem sido testados na Seleção. Porém, pouco depois, ele foi anunciado como novo treinador do time brasileiro que disputará a Olimpíada de 2016, o que mudou totalmente as prioridades do treinador.

Incomodado ao ser questionado sobre o assunto, Gilmar explicou a opção do técnico: "estava conversando com o Dunga e disse que a vida dele não está fácil. um dia dizem que o Dunga só está chamando os veteranos. No outro, só jovens demais. O que mudou é o foco, que agora também é preparar para a Olimpíada. Estamos pensando no futuro e por isso visando chamar jogadores com idade olímpica". Gilmar completou ainda dizendo que Dunga viu Gefferson jogar uma vez pela Libertadores, no Beira-Rio, e ficou impressionado com o lateral colorado.

Colorado é acordado com convocação e está pronto para trote:

Entre 2006 e 2010, primeira passagem de Dunga como técnico da Seleção, aconteceu algo parecido, já que ele treinou a seleção principal e também a olímpica. Não deu certo, já que a integração não foi bem sucedida, e os resultados também não aconteceram - na Olimpíada o Brasil ainda ficou com a medalha de prata, mas na Copa do Mundo o time principal teve poucos jogadores jovens e caiu nas quartas de final.

Gilmar disse que dessa vez o resultado será diferente: "sobre aquela Seleção eu não posso falar, porque não estava na CBF. Mas hoje a gente já pensa em preparar uma equipe muito forte para o futuro. Se a gente for contar, aqui tem três jogadores com idade olímpica, Fabinho, Marquinhos e Geferson, mais três que podem ser chamados acima de 23 anos, e outros que estão chegando", contabilizou, provavelmente se referindo também a Felipe Anderson (Lazio), Fred (Shakhtar Donetsk) e Rafinha Alcântara (Barcelona), que não estão convocados, mas foram incluídos na lista de suplentes. "Se você for contar, já podemos ter meia Seleção olímpica treinando junta e pensando no modelo que vamos disputar a Olimpíada".

Seleção Brasileira chega à Granja Comary; veja imagens:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade