Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

LANCE! Universidade: O motivo político por trás da briga na partida entre Sérvia e Albânia

15 out 2014 - 18h11
(atualizado às 18h16)
Compartilhar

Uma das cenas mais tristes do futebol internacional ocorreu nesta terça-feira na partida entre Sérvia e Albânia, válida pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016. Uma pancadaria generalizada entre jogadores e torcida aconteceu ainda no primeiro tempo, devido a entrada de um drone com uma bandeira do Kosovo. A partida acabou suspensa.

Vinicius Ruiz Albino de Freitas

Especialista em Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Marília, explica como surgiu a rivalidade e a relação estremecida entre os dois países devido a acontecimentos passados e da questão do Kosovo.

Da Política ao Futebol: Sérvia e Albânia

No dia 14 de outubro de 2014, Sérvia e Albânia disputaram em Belgrado uma partida das eliminatórias da Eurocopa de 2016. Contando aproximadamente 41 minutos após o início do jogo, uma briga generalizada tomou os gramados do Partizan. Um drone que carregava a bandeira da Albânia, com o a palavra “autonomia”, causou um desconforto entre os jogadores da Sérvia, Gudelj e Mitrovic, que foram retirar a bandeira. Esse ato provocou os jogadores albaneses, iniciando uma briga generalizada envolvendo as torcidas. As equipes não tinham mais condições de continuar, e o árbitro suspendeu o jogo, com o resultado 0 a 0.

Como um drone carregando uma bandeira poderia causar tanto desconforto entre os jogadores e as torcidas? Em 2008, Kosovo, ex-província da Iugoslávia, declarou sua independência da Sérvia, herdeira iugoslava. A maior parte da comunidade internacional, no entanto, não reconhece Kosovo como um país independente. Sua independência, contudo, não é reconhecida pela Sérvia.

Por ser formado majoritariamente por cidadãos de origem albanesa, Kosovo, então província sérvia, iniciou na década de 1990, um processo de independência. Tal processo foi impulsionado por uma guerrilha, que foi combatida duramente pelo governo da Iugoslávia a partir da segunda metade da década de 1990. Com a falta de um acordo entre as partes e com a violência desenfreada no conflito, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) interveio em março de 1999, forçando o governo de Slobodan Milosevic a declarar o cessar-fogo. Por ter recebido refugiados de Kosovo, a Albânia é ainda apontada por sérvios de ter fomentado o conflito.

E MAIS:

Com o fim do conflito, foi-se criado um governo provisório autônomo sob tutela das Nações Unidas (ONU). Em 2008, o Parlamento de Kosovo declarou sua total independência da Sérvia. Tal reconhecimento não é aceito por grande parte da comunidade internacional, incluindo as grandes potências, uma vez que pode ferir os princípios do direito internacional. O governo sérvio, no momento da declaração, afirmou que iria rever as relações com todos os países que reconhecessem Kosovo como um país independente.

As relações políticas entre Kosovo, Sérvia e Albânia continuam estremecidas. Por conta da história, são rivais em todos os sentidos. Um simples drone durante uma partida de futebol foi apenas uma provocação que aumentou tensões de cunho político em ambos os lados.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra