"Estático", Messi correu só 1,5 km a mais que goleiro
Criticado por ter “sumido” em campo durante a derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid na volta das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, o argentino Lionel Messi foi o titular de linha que menos se movimentou no gramado do Estádio Vicente Calderón nesta quarta-feira. O camisa 10 do Barça, aliás, correu uma distância parecida à do goleiro José Manuel Pinto.
De acordo com as estatísticas oficiais da Uefa, Messi se deslocou por 6.853 m nesta quarta-feira. O goleiro azul-grená, por sua vez, movimentou-se por 5.539 m – uma diferença muito pequena para dois atletas com funções tão distintas em campo.
Para se ter uma ideia, o jogador do Barça que mais correu em campo foi o meio-campista Xavi, com 11.820 m. O atacante Neymar percorreu quase 3 km a mais que Messi: 9.519 m. A média entre os 13 atletas que defenderam o clube catalão foi de 8.290 m.
Mas não foi apenas na distância percorrida que Messi esteve muito abaixo do esperado. O camisa 10 argentina acertou apenas 26 passes de 40 realizados (uma média de 60%, muito abaixo do que é característico do Barcelona).
A derrota por 1 a 0 para o Atlético de Madrid eliminou o Barcelona da Liga dos Campeões da Europa. O clube catalão ainda briga pelo Campeonato Espanhol (é vice-líder, com um ponto a menos que o mesmo time de Diego Simeone) e pela Copa do Rei (disputa a final na próxima quarta-feira contra o Real Madrid).