Com golaço e recorde de Kaká, Real vence Ajax; City completa vexame
A classificação antecipada do Real Madrid à fase de mata-mata da Liga dos Campeões da Europa permitiu a José Mourinho utilizar uma equipe mista nesta terça-feira. Um dos atletas que aproveitaram da melhor forma a chance foi Kaká. Com um golaço do meia-brasileiro, o clube merengue derrotou o Ajax, da Holanda, pelo placar de 4 a 1, em confronto disputado no Estádio Santiago Bernabéu e marcado por encerrar a participação dos dois grupos na etapa de grupos.
O tento de Kaká, além de confirmar o triunfo madridista, tornou o meia o grande artilheiro do País na história da Liga dos Campeões. Ao balançar as redes nesta terça-feira, o atleta revelado pelo São Paulo chegou aos 28 gols na competição europeia e ultrapassou Rivaldo, até então o maior goleador brasileiro na principal competição europeia. Além do camisa 8, Cristiano Ronaldo e José Callejón (duas vezes) marcaram para os espanhóis. Derk Boerrigter descontou para os visitantes no Bernabéu.
Apesar da vitória, o Real Madrid terminou a etapa de grupos na segunda posição do Grupo D, com 11 pontos. O Ajax, como prêmio de consolação, disputará a Liga Europa por terminar no terceiro posto, com 4 pontos. A liderança ficou com o Borussia Dortmund, que venceu o Manchester City por 1 a 0 e alcançou os 14. Os badalados ingleses, por sua vez, encerram a melancólica participação na lanterna, com 3 pontos.
O primeiro gol do Real Madrid surgiu aos 12min. Modric roubou bola no meio-campo e deu um lindo lançamento para Benzema, que teve calma e rolou a bola para o meio da área. Cristiano Ronaldo, livre de marcação, estava lá para empurrar a bola para o fundo da rede e fazer o seu sexto gol nos seis primeiros jogos da Liga dos Campeões da Europa.
E o segundo gol não demorou a sair. Após mais uma bela jogada de Modric, foi a vez de José Callejón sair na cara do gol e dar um toque na saída de Vermeer para ampliar o marcador e definir a vitória parcial dos merengues na etapa inicial.
Já na etapa complementar, o time de José Mourinho não se contentou com os 2 a 0 e, em contra-ataque, chegou ao terceiro tento: Kaká, livre de marcação, teve toda a calma e habilidade para chutar colocado no canto direito de Veermer, que nada pôde fazer. Mas foi a partir deste lance que os mandantes decaíram na partida.
Os holandeses, após falha de Adán, que saiu errado de seu gol, diminuíram, com Boerritger. O tento empolgou o Ajax, que ensaiou uma pressão e quase chegou ao segundo, não fosse as boas defesas do arqueiro merengue, que acabou se redimindo. Enquanto isto, o Real insistia nos contra-ataques de Kaká, Modric e Ronaldo.
Em um deles, já aos 42 minutos, tudo deu certo: Morata, que tinha acabado de entrar, fez linda jogada pela lateral direita e cruzou para a cabeça de Callejón, que, com categoria, testou firme para decretar a goleada no Santiago Bernabéu. Sem forças, o Ajax, entregue, ainda viu Morata driblar Vermeer e quase fazer o quinto, mas o arqueiro se recuperou e mandou para escanteio.
O Real Madrid só não encerrou a sua participação na fase de grupos com a liderança porque o Borussia Dortmund por 1 a 0, no Signal-Iduna Park, em Dortmund. Schieber, aos 12min do segundo tempo, foi o autor do único gol desta partida.
Com informações da Gazeta Esportiva