PUBLICIDADE

Manchester United

Conheça Ralf Rangnick, que deve assumir o cargo de treinador do Manchester United

Considerado um dos grandes responsáveis do sucesso do projeto da Red Bull no futebol, Ralf Rangnick deve assumir os Diabos Vermelhos de forma interina

25 nov 2021 - 17h13
(atualizado às 18h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O alemão Ralf Rangnick pode ser o novo treinador do Manchester United. Conhecido por alavancar o sucesso do RB Leipzig e por ser um dos primeiros técnicos a usar o 'gegenpressing', o alemão deve assumir os Diabos Vermelhos interinamente até o final da temporada 2021/2022. A informação é do 'The Athletic'.

Ralf Rangnick pode assumir o Manchester United (Foto: Divulgação / RB Leipzig)
Ralf Rangnick pode assumir o Manchester United (Foto: Divulgação / RB Leipzig)
Foto: Lance!

CARREIRA

A carreira de Rangnick como treinador teve início em 1983, no FC Viktoria Backnang, da Alemanha. Pelo clube, o técnico passou a elaborar a ideia do gegenpressing, que alavancaria o futebol atual com treinadores como Jurgen Klopp, do Liverpool, e Thomas Tuchel, do Chelsea.

Foi apenas em 1999 que Ralf Rangnick passou a comandar equipes da elite do futebol alemão. Passou por clubes como Stuttgart, Hannover 96 e Hoffenheim, mas obteve maior destaque em sua passagem pelo Schalke 04, quando venceu a DFB Pokal, a Copa da Alemanha, na temporada 2010/2011.

SUCESSO NA RED BULL

Rangnick é conhecido também por ser um dos maiores responsáveis por todo o sucesso do projeto da Red Bull no futebol europeu. O alemão trabalhou, a partir de 2012, como diretor de futebol RB Salzburg, da Áustria, e do RB Leipzig, da Alemanha.

Com o clube austríaco crescendo como uma força hegemônica de seu país, Rangnick trabalhou para transformar o Leipzig, um clube da quarta divisão alemã, em uma grande força da Bundesliga. Eficaz também neste projeto, o então diretor levou o time às semifinais da Champions League na temporada 2019/2020.

Em 2019, foi promovido a chefe de esporte e desenvolvimento de todo o projeto esportivo da Red Bull. Com isso, passou a trabalhar com o New York Red Bulls, dos Estados Unidos, e com o RB Bragantino, do Brasil, que alcançou à elite do futebol nacional.

GEGENPRESSING

O gegenpressing foi fundamentado por Ralf Rangnick a partir de 1984, após um amistoso entre a sua equipe, o FC Viktoria Backnang, e o Dynamo Kiev, da Ucrânia. O time alemão foi controlado pelos ucranianos, treinados por Valeriy Lobanovskyi, através de seu sistema de pressão e contra-ataque.

Dessa forma, Rangnick, com apenas 26 anos, passou a desenvolver o conceito de gegenpressing. O termo, quando colocado em português, é traduzido para "pressão sobre o contra-ataque adversário", algo que passou a ser fortemente aplicado no futebol do século XXI.

Jurgen Klopp, com Borussia Dortmund e Liverpool, tornou-se o grande nome do gegenpressing ao obter um grande sucesso com a equipe inglesa e conquistar a Champions League e a primeira Premier League do clube em 30 anos.

Além de Klopp, treinadores como Thomas Tuchel, do Chelsea, Pep Guardiola, do Manchester City, Marcelo Bielsa, do Leeds United, e Mauricio Pochettino, do Tottenham, também passaram a adotar variações com conceitos básicos do gegenpressing.

INTERINO

O projeto do Manchester United é de ter Ralf Rangnick como seu treinador interino até o fim da temporada 2021/2022. O alemão pode assumir como diretor de futebol dos Diabos Vermelhos a partir da temporada 2022/2023, indicando um novo técnico para seguir o seu trabalho, assim como foi feito no RB Leipzig com Julian Nagelsmann.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade