Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Al-Ittihad x Al-Hilal: clássico saudita pode marcar estreia de Neymar

Equipes se enfrentam nesta sexta-feira (1); astro brasileiro Neymar pode fazer seu primeiro jogo pelo Al-Hilal em clássico contra o Al-Ittihad

1 set 2023 - 07h02
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Al-Ittihad e Al-Hilal se enfrentam nesta sexta-feira (1), a partir das 15h (de Brasília), em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Saudita 2023/24. A partida pode marcar a estreia de Neymar pelo clube de Riade; o astro brasileiro treinou antes de embarcar para Jidá e deve estar à disposição do técnico Jorge Jesus.

Tanto Al-Ittihad quanto Al-Hilal investiram pesado nesta janela de transferências. Enquanto o time de Jidá trouxe Karim Benzema, N'Golo Kanté e Fabinho, por exemplo, os azuis acertaram as chegadas de nomes como Neymar, Milinkovic-Savic, Ruben Neves, Malcom e Kalidou Koulibaly. Ao todo, o Al-Hilal foi o clube saudita que mais investiu desde que o Fundo de Investimentos Públicos da Arábia Saudita assumiu a gestão financeira dos quatro grandes times do país.

RIVALIDADE

Existe muita rivalidade entre as cidades sauditas de Jidá e Riade, o que é refletido nos clubes de futebol do país. O dérbi entre Al-Ittihad e Al-Hilal é apelidado de "El Clásico Saudita" e cada entidade representa um pouco de sua respectiva localidade.

O Al-Ittihad é o time mais antigo da Arábia Saudita. Fundado em 1927, os "Tigres" são conhecidos localmente por serem o "time do povo", enquanto o Al-Hilal ostenta a alcunha de "clube dos príncipes", e fica localizado em Riade, capital do país. Ao longo da história, as equipes se enfrentaram 153 vezes, com 66 vitórias para o Al-Hilal, 43 triunfos do Al-Ittihad e 44 empates.

Curiosamente, o maior artilheiro da história do "El Clásico Saudita" é brasileiro. Carlos Eduardo, que atualmente está no Botafogo, soma oito gols no clássico, enquanto defendia as cores do Al-Hilal.

NEY VAI JOGAR?

Se tudo ocorrer conforme o esperado, Neymar fará sua estreia pelo Al-Hilal, antes de embarcar com a Seleção Brasileira para a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Contudo, o brasileiro não deve enfrentar Karim Benzema, que desfalca o Al-Ittihad por conta de lesão.

Lance!
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade