Infantino brinca sobre assumir seleção, detalha encontro com Lula e elogia Ancelotti: 'É o melhor'
Presidente da Fifa conversa sobre Copa do Mundo Feminina de 2027, que será no Brasil, e ouve pedido para Mundial no País
"Apresentamos ao presidente Lula a mudança que vamos fazer. Carlo Ancelotti vai ser o presidente da Fifa, e Gianni Infantino vai ser o treinador do Brasil." Bem-humorado, o mandatário da entidade máxima do futebol brincou com uma mudança de cargo entre ele e seu compatriota após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizado nesta segunda-feira, em Brasília, para tratar da Copa do Mundo Feminina de 2027 e expor a intenção de o Brasil sediar também o Mundial de Clubes de 2029.
"Falamos do Mundial Feminino, do Brasil 2027, que vai ser o melhor. E concordamos: o melhor Mundial da história do futebol. Teremos entre três e quatro milhões de torcedores do mundo inteiro que vão encher os oito maravilhosos estádios nas oito cidades-sede. Teremos três bilhões de pessoas, no mínimo, que vão ver este Mundial feminino (pela TV), que vai ser um êxito total?, afirmou Infantino.
"Deixamos o Carlo, que é o melhor. Carlo Ancelotti é o melhor", completou Infantino sobre "assumir" a seleção brasileira.
Ter o Brasil como país-sede do Mundial de Clubes de 2029 também foi um dos assuntos discutidos. A proposta já havia sido levantada pela CBF e, agora, ganhou o apoio de Lula.
Infantino não abordou a possibilidade, mas elogiou a estrutura do País para receber grandes eventos da Fifa, citando novamente a Copa Feminina. "Tudo está pronto no Brasil. Há estádios, há hotéis, há aeroportos. Não precisamos de nada, apenas a alegria da gente. Que toda a gente esteja com a Fifa, com a CBF e com o governo para apoiar as mulheres e o futebol feminino e todas as causas das mulheres", disse.
O presidente da CBF, Samir Xaud, também comentou sobre o Mundial de Clubes. "Isso é um assunto que a gente já lançou. Ainda não se lançou a campanha em si, mas a gente já se fala em bastidores, vamos trabalhar para isso. A gente acredita que o Brasil está apto a receber esse evento grandioso, mas isso requer muitas conversas, muitos ajustes, mas o Brasil vai, sim, colocar sua candidatura para 2029?, confirmou.
"Discutimos como esse Mundial (de 2027) pode ser um marco para o futebol feminino, fortalecer a prática esportiva no país e inspirar meninas e meninos em todo o Brasil. Também reforçamos a importância de usar a visibilidade do evento para temas sociais, especialmente o combate à violência contra mulheres. Estou confiante de que juntos faremos desse Mundial um momento histórico para o esporte e para o nosso país", relatou o presidente Lula, em seu perfil no X (antigo Twitter).