Há 10 anos, drama tinha fim e Narciso voltava a atuar pelo Santos
Há exatos 10 anos, no dia 25 de outubro de 2003, um dos maiores dramas do futebol brasileiro e mundial tinha fim. Após mais de três anos e meio longe dos gramados por conta de uma leucemia, o zagueiro Narciso voltava a disputar uma partida oficial, com a camisa do Santos, e se tornava o primeiro atleta de futebol a voltar a atuar depois de ser submetido a tratamentos para a cura da doença.
O ex-jogador entrou em campo no lugar do meia Diego, atualmente no Wolfsburg-ALE, no segundo tempo da goleada do Peixe por 4 a 0 diante do Coritiba, no Couto Pereira, pela 27º rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Robinho (2), Léo e André Luís marcaram os gols do Alvinegro.
Todo o drama, que teria um final feliz, teve início em janeiro de 2000. Durante uma bateria de exames de pré-temporada, realizada em Atibaia, a leucemia de Narciso foi diagnosticada.
Após o laudo, os médicos disseram que a única cura para o zagueiro seria o transplante de medula, que aconteceu poucas semanas depois, coincidentemente em Curitiba, no Hospital das Clínicas. Uma das irmãs de Narciso, Nilda dos Santos, foi a doadora.
Atualmente, o ex-zagueiro é diretor técnico do Penapolense, que irá disputar o Paulistão em 2014. Após encerrar a carreira como atleta, Narciso passou como técnico pelas categorias de base de Santos, Corinthians e Palmeiras.