Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol de bilhões: conheça algumas das maiores multas rescisórias da atualidade

Lista das maiores multas é dominada por jogadores estrelados dos espanhóis Real Madrid e Barcelona

22 fev 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Kyllian Mbappé (Real Madrid) durante jogo contra o Celta de Vigo, no dia 08.12.2025
Kyllian Mbappé (Real Madrid) durante jogo contra o Celta de Vigo, no dia 08.12.2025
Foto: ZUMA Press Wire / Alamy

Os valores astronômicos investidos em contratações são um dos pontos que alargam o abismo competitivo entre o futebol europeu --e, em especial, o espanhol--  e as demais ligas ao redor do mundo. Com elencos estrelados, os gigantes Real Madrid e Barcelona dominam a lista de maiores multas rescisórias. 

A título de comparação, o Flamengo fez história ao repatriar Lucas Paquetá do West Ham, da Inglaterra, por 42 milhões de euros (R$ 260 milhões, na cotação atual). Assim que o acordo foi celebrado, a transferência se tornou a mais cara da história do futebol brasileiro. 

Ainda assim, o valor é baixo quando comparado a algumas das estratosféricas multas rescisórias estabelecidas pelos gigantes europeus. Ainda que não haja explicação concreta para os valores, a imprensa internacional especula que os montantes têm o objetivo de proteger os elencos do assédio árabe que, nos últimos anos, desembolsou fortunas para contar com inúmeras estrelas. 

Na lista elaborada pelo Terra, abaixo, os valores das multas rescisórias são todos impostos em 1 bilhão de euros (R$ 6,17 bilhões). 

Paquetá revela que não conseguiu dormir após gol perdido contra o Corinthians: ‘Me cobro muito’:

Confira, abaixo, algumas das maiores multas rescisórias do futebol na atualidade:

Lamine Yamal (Barcelona): aos 18 anos, a estrela culé e da Seleção Espanhola é um dos maiores fenômenos do futebol na atualidade. Dono de recordes e títulos, Yamal teve o contrato renovado em maio de 2025 e, para proteger a joia, o Barcelona colocou multa de 1 bilhão de euros por sua rescisão. 

Trent Alexander-Arnold (Real Madrid): vindo do Liverpool, o lateral desembarcou em Madri em maio do ano passado, com o objetivo de suceder Carvajal na lateral direita do clube merengue. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, além do contrato válido até 2031, Alexander-Arnold também tem multa bilionária. 

Lamine Yamal é cortado dos próximos jogos da seleção espanhola após tratamento para pubalgia
Lamine Yamal é cortado dos próximos jogos da seleção espanhola após tratamento para pubalgia
Foto: Jose Manuel Alvarez Rey/Getty Images

Ansu Fati (Barcelona): quando teve o contrato assinado, em 2021, Fati era tido como o herdeiro de Messi no ataque do Barcelona. A promessa, no entanto, não vingou com a camisa culé e foi emprestada ao Brighton, da Inglaterra, mas sua multa de 1 bilhão de euros foi mantida pelo Barça. 

Vinicius Jr (Real Madrid): um dos veteranos em um elenco reformulado do Real Madrid, o brasileiro de 25 anos aportou no clube em 2018, passou pelo time B e, em setembro daquele ano estreou com o elenco principal. Em junho de 2022, o Madrid renovou seu contrato, que passou a ser válido até 2027. 

Vinicius Junior, do Real Madrid, reage durante a partida da Fase MD1 da Liga dos Campeões da UEFA 2025/26 entre Real Madrid CF e Olympique de Marseille, no Estádio Santiago Bernabéu, em 16 de setembro de 2025, em Madri, Espanha.
Vinicius Junior, do Real Madrid, reage durante a partida da Fase MD1 da Liga dos Campeões da UEFA 2025/26 entre Real Madrid CF e Olympique de Marseille, no Estádio Santiago Bernabéu, em 16 de setembro de 2025, em Madri, Espanha.
Foto: Alvaro Medranda/Quality Sport Images/Getty Images

Pedri (Barcelona): formado na base do Las Palmas, o meia custou apenas 5 milhões de euros ao Barça, em 2018. Dois anos depois, ganhou a renovação do contrato e uma clausula estratosférica, de 1 bilhão de euros, até 2026. Um ano antes do fim do acordo, o contato de Pedri foi novamente renovado, desta vez até 2030. 

Rodrygo (Real Madrid): outra estrela brasileira na lista, Rodrygo estreou no Madrid em 2019. O sucesso com a camisa merengue levou à renovação de seu contrato em 2023. Além de mais cinco anos, o Menino da Vila também passou a ter multa de 1 bilhão de euros. 

Pedri, jogador do Barcelona
Pedri, jogador do Barcelona
Foto: REUTERS/Albert Gea

Gavi (Barcelona): ao lado de Pedri, Gavi é parte da nova geração culé que visa reeditar o sucesso de Xavi e Andrés Iniesta no meio de campo. Apesar de uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA), o meia teve o contrato renovado até 2030, em janeiro de 2025, e sua multa rescisória também aumentou.  

Kylian Mbappé (Real Madrid): apesar da novela que envolveu sua saída do Paris Saint-Germain, o francês chegou de graça ao Real Madrid que, por sua vez, tratou de espantar possíveis interessados com outra multa de 1 bilhão de euros. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade