Flamengo usa Carioca para valorizar meninos da base
Um dos objetivos é reforçar a médio prazo os cofres do clube
O descanso obrigatório do grupo que disputou o Brasileiro até as rodadas finais é apenas um motivo pelo qual o Flamengo vem escalando garotos da base nesse início de Carioca. Além de observações e avaliações da jovem equipe para a composição do time principal ao longo da temporada, há um aspecto em jogo, fundamental para a saúde financeira do clube - a valorização desses atletas para transações futuras.
A diretoria do clube sabe que só assim consegue equilibrar as contas, mantendo o elenco de alto nível em condições de ganhar novos títulos.
Uma das apostas na Gávea é o atacante Rodrigo Muniz, 19 anos, titular do Flamengo nas duas primeiras partidas do Carioca e autor dos dois gols da vitória (2 a 0) sobre o Macaé, no sábado (6). De bom porte físico, sabe fazer bem o papel de pivô e tem facilidade em finalizar cruzamentos usando literalmente a cabeça.
A princípio, ele pode ser uma boa opção para a reserva de Gabigol e Pedro. Mas, entre os dirigentes rubro-negros, já existe uma corrente a favor de que Rodrigo Muniz ganhe mais visibilidade atuando com os veteranos a fim de despertar o interesse do mercado da bola. O jogador já foi utilizado no Brasileiro de 2020 por quatro vezes, mas sempre entrando no final, sem tempo para se destacar.
Rodrigo Muniz tem a companhia no Carioca de outros colegas egressos da base do Flamengo, não necessariamente formados no clube, que podem render muito para o Rudro-Negro. Hugo, Gabriel Batista, Matheuzinho, Gabriel Noga, Natan, Ramon e Lázaro são alguns exemplos. Todos esses, aliás, já tiveram experiências em partidas com a nata da equipe.