Gol de Ronaldo foi "extra-extra grande", dizem italianos
O primeiro gol de Ronaldo com a camisa do Corinthians mereceu destaque até na capa do principal jornal esportivo da Itália, a La Gazzetta dello Sport. Segundo os italianos, o atacante fez um "Gol XXL", ou seja extra-extra grande. O lance, aos 47min do segundo tempo, garantiu o empate por 1 a 1 com o Palmeiras.
» Assista ao vídeo: Ronaldo marca no fim
» Veja fotos de Palmeiras x Corinthians 
» Em dia de herói, Ronaldo salva Corinthians
» Dedicado, Ronaldo tem dia de talismã em Prudente
» Comente o 1º gol de Ronaldo pelo Corinthians
A sigla deriva da numeração de roupa em inglês e seria equivalente ao GGG no Brasil. Para relembrar, os tamanhos mais comuns são P (pequena), M (média), G (grande) e GG (extra grande, ou XL em inglês). Então, o tamanho GGG ou XXL tem uma conotação de exagero.
A ironia também pode ser aplicada ao caso. Nos últimos anos de carreira, Ronaldo tem convivido com questionamentos em relação à sua forma física. Seu peso passou a ser discutido, principalmente com a volta aos treinos depois de uma cirurgia no joelho em fevereiro de 2008.
Na reportagem do jogo, publicada no site ainda no último domingo, a La Gazzetta dello Sport destacou que Ronaldo teve seu 'enésimo' renascimento. E citou ainda o chute na trave do atacante.
O La Repubblica, por sua vez, lembrou da frase do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que disse que "Ronaldão" marcaria um gol se o jogo de estréia contra o Itumbiara, demorasse mais três horas. "Depois da ironia de Lula, Ronaldo voltou com um gol decisivo", diz o jornal.
Outros jornais europeus, como o Marca e o El Mundo Deportivo, também exaltaram a volta de Ronaldo. E até o adjetivo brilhante foi usado para descrever o jogador, que já se recuperou três graves lesões na carreira.
O site da Fifa relatou o primeiro gol de Ronaldo como uma prova de que o atacante "voltou à forma". O texto ainda dá destaque à queda do alambrado do Estádio Prudentão com a comemoração do jogador.