Da Lupa será processado pelo Sindicato dos Atletas
A revolta pela eliminação da Portuguesa no Paulista causará dois processos a Manuel da Lupa. Depois de Ponte Preta e Santos, o presidente rubro-verde será acionado na Justiça também pelo Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) por acusar o zagueiro Jean, da Macaca, de ter recebido suborno para fazer pênalti a favor do Peixe no domingo.
» Santos promete processar Portuguesa por acusações
» Acusado pelo presidente da Portuguesa, Jean se defende
» Ponte defende Jean de acusação de possível armação com Santos
» Santos intensifica contatos para ter lateral do AvaíO presidente do sindicato, Rinaldo Martorelli, irritou-se pela falta de provas apresentadas pelo dirigente da Lusa ao acusar o atleta do clube campineiro. Por isso, promete cobrar as declarações tanto no âmbito penal, quanto no civil e no desportivo, oferecendo assistência jurídica ao defensor alvinegro.
"É no mínimo leviano que um cidadão, baseado apenas em telefonemas no qual sequer declina o nome do autor, possa de forma despreparada tentar atingir a integridade moral de um atleta profissional", informou Martorelli em nota emitida nesta quarta-feira.
"Temos a plena convicção de que assuntos dessa gravidade devam ser apurados com o máximo rigor, mas é igualmente verdadeiro que tais denúncias devam ser feitas com provas cabais e, principalmente, dentro do foro adequado, haja vista, que o bom nome e a moral de uma pessoa não possam ser colocados sob suspeita, com base no 'ouvi dizer'", continuou o presidente do Sapesp.
De acordo com o sindicato, Da Lupa terá de responder por queixa crime por difamação e calúnia, ação reparatória por danos à honra e ao artigo 221 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por oferecer queixa infundada ou dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva.
A Ponte Preta emitiu nota em seu site oficial enaltecendo o "profissionalismo e a seriedade" de seu jogador. Jean, por meio da assessoria de imprensa do clube, prometeu dar seu parecer sobre o caso na próxima semana, após atuar na Copa do Brasil e na disputa do Torneio do Interior, mas já avisou que deve processar Da Lupa.
"Tanto o Departamento Jurídico da Ponte quanto meus advogados já estão analisando o caso neste meio tempo. Não admito este tipo de acusação e todas as providências necessárias serão tomadas", prometeu o zagueiro.