Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeonato Carioca

Quadrangular do Rebaixamento: como funciona torneio que Fla pode jogar para evitar vexame

Rubro-Negro amarga sequência negativa no Estadual e corre risco de queda a uma rodada do fim da fase de grupos

27 jan 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Flamengo enfrenta risco de disputar o quadrangular do rebaixamento no Carioca 2026, após sequência de resultados ruins, e pode ter calendário afetado com mais jogos em competições simultâneas.
O atacante Pedro, do Flamengo, na partida contra o Fluminense, pela Taça Guanabara, no último domingo, 25
O atacante Pedro, do Flamengo, na partida contra o Fluminense, pela Taça Guanabara, no último domingo, 25
Foto: THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Após a derrota diante do Fluminense por 2 a 1 no Maracanã no último domingo, 25, o Flamengo se complicou no Campeonato Carioca de 2026: com um jogo a mais e na penúltima colocação do Grupo B, o Rubro-Negro passa a secar os rivais para evitar o risco de disputar o Quadrangular do Rebaixamento. 

Além da sequência ruim no Estadual, o Flamengo antecipou a partida da 5ª rodada da Taça Guanabara por conta da Supercopa Rei, e terminou com o empate diante da Portuguesa-RJ. 

Nesse cenário, o Rubro-Negro tem apenas mais um jogo pela frente e poderá chegar, no máximo, a sete pontos na fase de grupos, enquanto os adversários ainda têm duas partidas restantes. 

Caso o Flamengo permaneça na 5ª colocação ou até mesmo seja ultrapassado pelo Maricá e fique na lanterna do Grupo B, disputará o temido quadrangular do rebaixamento, também conhecido como 'Grupo X'. 

No regulamento do Carioca, os dois piores times de cada grupo disputam o quadrangular, formatado a partir de sorteio após a Taça Guanabara, e se enfrentam em jogos de ida e volta, ou seja, cada equipe joga seis vezes. O pior colocado entre os quatro clubes é rebaixado para a Série A2. 

O torneio contra o descenso também poderá prejudicar o planejamento do calendário do Flamengo, que, caso caia no Grupo X, terá dois jogos a mais que os times que avançam para o mata-mata do Estadual. 

As partidas acontecem entre os dias 11 de fevereiro e 8 de março, período em que o Flamengo ainda terá as partidas contra o Lanús, da Argentina, pela Recopa Sul-Americana além das rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro.

Muller prevê sofrimento no Brasileirão e elenca problemas do São Paulo:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade