Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espanha confirma saída de Luis Enrique após eliminação na Copa e anuncia Luis de La Fuente

Novo treinador era o comandante da seleção espanhola sub-21 e deve assinar contrato na próxima segunda-feira, 12

8 dez 2022 - 14h26
(atualizado às 14h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Acabou a passagem do técnico Luis Enrique frente à seleção da Espanha. A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) informou na manhã desta quinta-feira a saída do treinador, que não suportou a dura eliminação da equipe na Copa do Mundo frente ao Marrocos nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. Os jogadores desperdiçaram todas as três cobranças.

"A RFEF agradece a Luis Enrique e toda a sua comissão técnica à frente da seleção nos últimos anos. A direção esportiva transmitiu ao presidente um relatório no qual se determina que um novo projeto deve começar para a seleção espanhola de futebol, com o objetivo de continuar com o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Henrique e seus colaboradores", diz parte do comunicado emitido pela Federação.

Nele, o trabalho de Luis Enrique é elogiado, mas não foi o suficiente para mantê-lo no cargo. "O técnico conseguiu dar um novo fôlego à seleção desde a sua chegada, em 2018, através de uma profunda renovação que consolidou uma mudança geracional na equipa e no futebol espanhol. Luis Enrique qualificou-se para duas Final Four da Liga das Nações da UEFA, das três que disputou como treinador; e chegou às semifinais da Euro 2020 com cunho próprio e com estilo definido. Ele optou por jovens talentos e tem semeado esperança no futuro da seleção espanhola", finalizou.

Em entrevista coletiva, após a eliminação diante do Marrocos, Luis Enrique já havia indicado o seu desligamento da seleção. "Não posso falar nada sobre o meu futuro porque não sei, não é o momento de falar do meu futuro. O meu contrato está a terminar, mas estou muito confortável com o presidente e com o Molina (diretor esportivo da seleção espanhola) e, se dependesse de mim e pelo amor que recebi, continuaria por toda a minha vida, mas não é o caso. Tenho que pensar no que é melhor, para a seleção nacional e para Luis Enrique", disse.

O treinador também chegou a ser defendido pelos jogadores. Ferran Torres, por exemplo, também sugeriu a permanência de Luis Enrique na Espanha. "Por mim ele ficaria aqui para sempre, é o técnico ideal para a seleção", explicou o atacante do Barcelona e genro do treinador. O atleta namora uma de suas filhas.

A Espanha começou a Copa do Mundo fazendo 7 a 0 na Costa Rica e dando a impressão que seria a equipe a ser batida no torneio, mas ficou no empate por 1 a 1 com a Alemanha e perdeu para o Japão por 2 a 1. Não ganhou mais. A eliminação aconteceu frente ao Marrocos, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.

Durante toda a competição, Luis Enrique mostrou um lado irreverente, muito participativo em "lives". Uma delas viralizou ao afirmar que a Espanha jogava o futebol mais bonito da Copa do Mundo e alfinetou França e Brasil. Curiosamente, acabou sendo eliminado do torneio na partida seguinte ao discurso. A delegação espanhola já voltou a Madri cabisbaixa e pouco falou com a imprensa. Luis Enrique tinha contrato com a seleção apenas até o final da Copa do Mundo.

Luis de La Fuente assume

Logo após o anúncio do desligamento de Luis Enrique, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) confirmou em suas redes sociais o novo comandante da Fúria. Luis de La Fuente, de 61 anos, foi confirmado no cargo. O treinador era o antigo comandante da seleção espanhola sub-21. A assinatura do contrato e a apresentação do técnico estão programadas para acontecer na próxima segunda-feira, 12.

Luis de La Fuente soma uma passagem de bastante êxito pelas seleções de base da Espanha. Em 2015, venceu a Eurocopa sub-19. Três anos mais tarde, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mediterrâneos com a seleção sub-18, assumindo a sub-21 em julho daquele ano.

"A RFEF escolheu Luis de la Fuente como o novo treinador da seleção nacional. O diretor esportivo, José Francisco Molina, transferiu um relatório ao presidente, Luis Rubiales, no qual recomenda a escolha do técnico lariojano, até o momento técnico Sub-21, para liderar a nova etapa que se inicia após o Mundial Copa do Catar", diz parte do comunicado emitido pela federação.

Com a equipe sub-21, conquistou a Eurocopa em 2019 e a medalha de prata nos Jogos de Tóquio em 2020. Em 2021, chegou a comandar a seleção principal em partida com a Lituânia. Os primeiros compromissos oficiais de De La Fuente serão contra Noruega e Escócia, pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024.

Luis Enrique se pronuncia

Horas após a confirmação de que não continuaria no cargo de treinador da seleção espanhola, Luis Enrique usou suas redes sociais para se pronunciar sobre o desligamento e seu tempo no comando da equipe. Na carta postada em sua conta oficial no Instagram, o espanhol agradeceu a oportunidade de ter comandado a seleção de seu país por 4 anos e lamentou "não poder ter ajudado mais". Por fim, desejou sorte ao sucessor, Luis de La Fuente, e pediu apoio ao novo comandante.

"Em meu nome e de todos que participaram de minha comissão: Tudo começou há quatro anos e o tempo passou rápido demais. Só posso ficar super agradecido aos que me contrataram duas vezes (presidente Rubiales e o diretor esportivo Molina). A todos os empregados da RFEF com quem compartilhamos experiências e vivências de todo o tipo. Além, é claro, de todos os jogadores que foram exemplares em seus comportamentos e fiéis com as ideias implantadas. Lamento não ter conseguido ajudar ainda mais.

Também (agradeço) aos auxiliares (médicos, fisioterapeutas,funcionários, seguranças, equipe de mídia, de viagem, gerenciamento, Nuria e todas nutricionistas etc etc), que trabalham incansavelmente para ajudar os jogadores e a equipe em tudo que precisamos. Foi muito especial participar de tudo isso.

Por último, porém, não menos importante, agradeço a torcida que de maneira uniforme nos transmitiu apoio em todos os momentos, especialmente nos mais delicados. É hora de dar adeus e com isso vem um pensamento de que a seleção precisa de TODO apoio para que Luis de la Fuente consiga implementar tudo o que deseja. Vamos, Espanha! Até sempre. Obrigado! LEMG", escreveu Luis Enrique.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade