Deschamps repete feito de Felipão e amplia legado em Copas do Mundo
Didier Deschamps segue consolidando seu nome entre os maiores treinadores da história das Copas do Mundo. Com a vitória da França por 2 a 0 sobre o Marrocos, pelas quartas de final do Mundial de 2026, o comandante francês alcançou sua terceira semifinal como técnico e igualou um recorde histórico de Luiz Felipe Scolari, o […]
Didier Deschamps segue consolidando seu nome entre os maiores treinadores da história das Copas do Mundo. Com a vitória da França por 2 a 0 sobre o Marrocos, pelas quartas de final do Mundial de 2026, o comandante francês alcançou sua terceira semifinal como técnico e igualou um recorde histórico de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, e do alemão Helmut Schön.
Deschamps já havia conduzido a seleção francesa às semifinais nas edições de 2018, quando conquistou o título, e de 2022, no Catar, quando ficou com o vice-campeonato após derrota para a Argentina na decisão. Agora, volta a colocar os Bleus entre os quatro melhores do mundo pela terceira Copa consecutiva.
Além do feito nas semifinais, o treinador também atingiu outra marca expressiva. O duelo contra o Marrocos foi seu 25º jogo em Copas do Mundo como comandante, número alcançado anteriormente apenas por Helmut Schön.
Após a classificação, Deschamps dividiu os méritos com o elenco e destacou a dificuldade de manter a França em alto nível por tanto tempo.
"Agora são três semifinais consecutivas. Parece natural, mas é difícil sempre. É importante ter grandes jogadores. Meu crédito vai para eles. Mas talvez eu faça meu trabalho bem", afirmou.
O treinador também ressaltou a importância do trabalho realizado pela comissão técnica nos bastidores.
"Tenho alguns princípios, como a vida diária, o trabalho. Algumas coisas podem se repetir, mas não é copia e cola. As situações e condições são diferentes. São muitas coisas que temos que lidar. Tenho um ótimo estafe e tentamos antecipar", completou.
Felipão alcançou suas três semifinais em Copas comandando duas seleções diferentes. Pelo Brasil, chegou entre os quatro melhores em 2002, campanha encerrada com o pentacampeonato mundial, e em 2014, quando sofreu a histórica derrota por 7 a 1 para a Alemanha. Já por Portugal, levou a equipe à semifinal da Copa de 2006.
O alemão Helmut Schön, por sua vez, comandou a então Alemanha Ocidental nas semifinais de 1966, 1970 e 1974. Depois de um vice-campeonato e de uma eliminação nas duas primeiras campanhas, conquistou o título mundial atuando em casa na edição de 1974.
Na semifinal da Copa do Mundo de 2026, a França enfrentará o vencedor do confronto entre Espanha e Bélgica. Deschamps preferiu não escolher um adversário e destacou o equilíbrio da reta final do torneio.
"Agora vamos nos recuperar e ver quem virá pela frente. Hoje só chegamos à semifinal, amanhã vamos conhecer o adversário. Mas será difícil, é Copa do Mundo. Isto significa que estamos entre os quatro melhores times", concluiu.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.