Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa São Paulo

Copinha: relembre craques que ficaram famosos na competição de base

Competição começa nesta sexta-feira e vai até o dia 25 de janeiro

2 jan 2026 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional torneio de base no Brasil, revelou diversos craques como Neymar, Vinícius Júnior, Gabriel Martinelli e Rogério Ceni, marcando o início de trajetórias de sucesso no futebol profissional.
São Paulo comemora título da Copinha
São Paulo comemora título da Copinha
Foto: Divulgação/São Paulo

O calendário do futebol brasileiro inicia seguindo uma tradição de longa data com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Mais do que entreter o torcedor enquanto as principais competições profissionais não começam, o torneio de base serve para apresentar candidatos a craques ao grande público.

Em 2025, o destaque da competição foi Ryan Francisco, que conduziu o São Paulo ao pentacampeonato do torneio, com 10 gols em oito partidas. O primeiro ano do garoto entre os profissionais, porém, foi marcado por uma grave lesão no joelho.

Se o craque da última edição do torneio ainda não despontou devido ao problema físico, os garotos que estarão em campo neste mês de janeiro têm muitos outros nomes para levarem como inspiração.

Veja quem já brilhou na principal competição de base no Brasil:

  • Gabriel Martinelli (Ituano)

Hoje um dos destaques do Arsenal, da Inglaterra, Martinelli deixou o Brasil sem a oportunidade de jogar a primeira divisão nacional. Os fãs de futebol, contudo, tiveram a oportunidade de acompanhar a sua ascensão durante a Copinha de 2019. 

Apesar da eliminação do Ituano na primeira fase do mata-mata, o atacante balançou as redes seis vezes em quatro jogos na campanha. No mesmo ano, também se destacou jogando o Paulistão pelo Galo, antes de se transferir para o Arsenal. 

  • Neymar (Santos)

Neymar surgiu como um fenômeno no futebol brasileiro profissional em 2009, aos 17 anos. Antes da ‘promoção’, porém, o craque deu seu cartão de boas-vindas na Copinha. Na primeira vez que disputou a competição, em 2008, ainda era um reserva de luxo. 

Mas foi em 2009 que teve no torneio a sua despedida definitiva das categorias de base. Ele marcou três gols na campanha de oitavas de final e, após a competição, foi promovido ao time principal.

  • Vinícius Júnior (Flamengo)

O Flamengo caiu para o Corinthians nas quartas de final da Copinha de 2017, mas a campanha apresentou um craque ao mundo: Vinícius Júnior. Suas participações em gols brilharam os olhos dos torcedores, que passaram a pedir por sua presença na equipe principal.

A ‘promoção’ aconteceu sob a batuta do treinador Zé Ricardo e Vini estreou no profissional do Flamengo ainda em 2017, aos 16 anos. 

  • Rogério Ceni (São Paulo)

O começo da história do goleiro com o São Paulo aconteceu ainda nas categorias de base. Ceni foi um dos destaques da campanha que resultou no primeiro título do Tricolor Paulista na competição, em 1993. No mesmo ano, passou a compor o elenco profissional e iniciou sua coleção de títulos.

  • Fred (América-MG)

O centroavante disputou Copa do Mundo e se tornou um dos maiores ídolos da história do Fluminense ao longo da carreira, mas foi na Copinha que tudo começou. Na edição de 2003, vestindo a camisa do América-MG, Fred acertou um chute do meio de campo aos 3s17 de jogo, em um dos gols mais rápidos da história.

Antes tratado como dispensável pelo Coelho, o atacante foi promovido à equipe principal após a competição e iniciou sua vitoriosa trajetória no futebol profissional.

  • Lucas Paquetá (Flamengo)

O título do Flamengo na Copinha de 2016 teve Paquetá como um dos destaques. Com a camisa 11, o meio-campista marcou quatro gols ao longo da campanha vitoriosa e se apresentou ao grande público do futebol brasileiro.

  • Luizão (Guarani)

Campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, Luizão foi o cara de uma conquista especial para o futebol paulista. Em 1994, ao lado de Amoroso, formou a dupla de ataque do Guarani na conquista da Copinha.

  • Dener (Portuguesa)

Esse talvez seja o principal nome da história da Copinha. Na edição de 1991, foi o craque do título da Portuguesa e encantou o Brasil com seus dribles. Também jogou por Grêmio e Vasco da Gama, até morrer em trágico acidente automobilístico em 1994, aos 23 anos.

Dener foi craque de título da Portuguesa na Copinha
Dener foi craque de título da Portuguesa na Copinha
Foto: Divulgação/Portuguesa
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade