Fiasco da caxirola afasta Carlinhos Brown de show da Copa das Confederações
O fracasso da caxirola, grande aposta de Carlinhos Brown para a Copa das Confederações Fifa 2014, anda custando caro para a imagem do músico. O show Encontro das Culturas Negras, que seria comandando pelo músico no palco do Teatro Castro Alves com parte da programação cultural do torneio, teve a programação alterada e mudou até de nome. Agora, quem toma o palco do teatro às 21h do dia 18 de junho é o espetáculo Kindembu – Pérolas Mistas, que reunirá entidades como Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza, além de nomes da nova geração da música baiana, como Mariela Santiago, BaianaSystem, Manuela Rodrigues e Quésia Luz.
Confira todos os vídeos da Copa das Confederações
Desde que o Comitê de Segurança da entidade confirmou a proibição do instrumento nos estádios durante os jogos do torneio, o baiano saiu dos holofotes. O artista não tem atendido pedidos de entrevistas e informou, por meio de sua assessoria, que não participaria de qualquer evento ligado à Copa das Confederações por causa de “outros compromissos”.
O show é uma iniciativa da Liga Afródromo, criada por Brown e outros líderes de entidades negras em 2012. Por isso mesmo, sua ausência foi notada e até cobrada por quem já esperava para comprar os ingressos, que estão sendo vendidos a R$ 1, por causa do subsídio projeto “Cultura em Campo”, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
Em resposta aos questionamentos, a direção do Teatro Castro Alves divulgou uma nota oficial informando só ter sido informada da mudança após a divulgação do espetáculo.
"Pedimos desculpas por eventuais transtornos causados e nos colocamos a disposição para mais esclarecimentos", diz o texto. O espetáculo Kindembu – Pérolas Mistas, agora sem Carlinhos Brown, tem roteiro de Alberto Pitta e Elísio Lopes Jr., e promete conectar as expressões artísticas da cultura negra tradicional e contemporânea. O show conta com apresentações de música e dança, tem coreografia de Zebrinha, cenário de Renata Motta, projeções do VJ Dexter com fotografias de Márcio Vasconcelos. Os ingressos custam R$ 1 e estão à venda na bilheteria do Teatro.