Mosaicos viram moda entre os torcedores no Brasil
Apoiar sua equipe em campo não é feito mais de forma desorganizada. O Brasil entrou de vez no mapa da torcida sincronizada, que é totalmente diferente de torcida organizada. Os sincronizados dão show nas arquibancadas e fazem dos mosaicos o grande barato da festa do futebol.
No Rio de Janeiro, virou mania. Os torcedores chegam aos estádios e encontram papeis em suas cadeiras, que nada mais são do que pequenos pedaços de um quebra-cabeça gigante. Porém, é preciso muito trabalho antes que o resultado final seja exibido. Por exemplo, na partida entre Flamengo e Goiás, na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009, cerca de 150 voluntários ficaram no Maracanã das 8h às 17h para posicionar as 90 mil placas que compuseram a mensagem "A maior torcida do mundo faz a diferença".
"Começamos a planejar com muita antecedência, e uma semana antes vamos atrás da confecção das placas. No dia do jogo, pegamos a planta do estádio e vamos posicionando cada quadrado como se fosse um grande quebra-cabeças", diz Leonardo Gomes, da comissão de arquibancada da torcida flamenguista Urubuzada, que chega a gastar vinte dias entre a ideia e a execução do trabalho.
Assim, o torcedor que chega para ver o jogo tem apenas o trabalho de pegar o papel que está na cadeira e ler as instruções no verso, que explicam, em português e inglês, o que é um mosaico e o lado certo para levantá-lo. A mensagem geralmente é exibida quando o time entra em campo, ou então quando os organizadores puxam gritos pedindo para que todos levantem suas placas.
Em São Paulo, as torcidas que mais usaram o artifício recentemente foram as de Santos e Corinthians. Os alvinegros da capital desenharam a frase "Vai Timão" e depois simularam um desenho que retratava um eletrocardiograma. A ação deu sorte e o Corinthians faturou o título da Copa Libertadores da América.
A torcida do Fluminense também já deu sua demonstração de fanatismo durante a partida contra o Libertad, válida pela Copa Libertadores do ano passado. Mesmo com um atraso de mais de uma hora, os fãs deram energia para a equipe e exibiram no Engenhão a palavra "Guerreiros".
Fora do Brasil
Em território estrangeiro, algumas das ações mais famosas são as promovidas pelos torcedores do Barcelona. Na Inglaterra, na decisão da Liga do Campeões 2011, os fãs embalaram o título da equipe catalã com a frase "We love football" ("Nós amamos futebol"). Mas há também iniciativas inusitadas, como a dos torcedores do suíço FC Zürich, que montaram um mosaico com as cores do time e o rosto de Gene Simmons, baixista da banda de rock Kiss, que tem uma de suas músicas entoada nas arquibancadas como um hino extra-oficial do clube.
Os mosaicos também podem servir de inspiração para as equipes da Copa Coca-Cola, afinal, o desempenho das torcidas conta pontos na hora de garantir uma vaga final!