Historiador acha 'tesouro perdido' de 1º craque do futebol
Filho de pai alemão e de mãe brasileira e empregada doméstica. Assim nasceu Arthur Friedenreich, o primeiro grande craque do futebol brasileiro. Nascido em 1892, o atacante viveu até 1969 e marcou mais de 500 gols. Seu passado, no entanto, parece ter sido descoberto somente agora.
Muitas das histórias do "El Tigre", como é chamado estavam escondidas. O descobridor do tesouro do futebol brasileiro foi o escritor César Oliveira. Historiador do futebol, ele recebeu materiais antigos sobre o esporte e encontrou uma espécie de auto-biografia escrita por Fried, que completaria em julho deste ano 120 anos de vida.
"Um dia, me dei conta de que Carlos Pedrosa, meu amigo patrão era filho do Milton Pedrosa, dono da Editora Gol. Liguei para ele e perguntei sobre o acervo do pai. Ele respondeu que a irmã, Vânia, cuidava de tudo isso. Liguei para ela e conversamos longamente. Depois disso, ela e o irmão resolveram me doar tudo da editora. Ela alertou: "tem aí uma coisa do Friedenreich", que ela colocou num envelope à parte. Era o contrato original de edição da "Autobiografia do Friedenreich". Comecei a procurar, então, nas caixas e sacolas que ela me mandou e achei um original com 135 páginas datilografadas e mais de cem fotos centenárias", conta César.
Friedenreich foi o primeiro grande craque do futebol brasileiro. Jogador anterior à era das Copas do Mundo, que teve sua primeira edição em 1930, ele foi o destaque do Campeonato Sul-Americano de 1919. Na ocasião, marcou o gol que valeu o título diante do Uruguai.
Nos textos e nas mais de cem fotos é possível encontrar passagens marcantes da carreira de Friedenreich, inclusive seu relacionamento com Charles Muller, considerado o pai do futebol no Brasil.
Além do tesouro, César também encontrou uma espécie de carta assinada pela viúva do ex-jogador autorizando a publicação das imagens. A ideia do historiador é escrever um livro com lançamento previsto ainda para 2012. O projeto, no entanto, ainda busca patrocinadores.
"A editora é a www.livrosdefutebol.com e estou pronto para negociar com eventuais interessados em patrocinar meus projetos. O livro está pronto para ser editado, dependendo apenas de verba de impressão", finaliza César.