Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Catar

Sérvia e Suíça se enfrentam de olho na segunda vaga do grupo do Brasil

Rivais europeus fazem duelo direto por vaga nas oitavas ao lado da seleção brasileira, que garantiu avanço na segunda rodada

2 dez 2022 - 05h10
(atualizado às 08h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Torcedor suíço preparado para acompanhar jogo
Torcedor suíço preparado para acompanhar jogo
Foto: Pedro Nunes/Reuters

Sob tensão política e uma nova rivalidade em Copas do Mundo, Sérvia e Suíça se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h, no Estádio 974, de olho na segunda vaga do Grupo G nas oitavas de final. A outra vaga da chave já foi garantida pelo Brasil na rodada passada. Camarões, rival da seleção brasileira, também tem chances de classificação.

Com três pontos em duas rodadas, a Suíça é quem tem a situação mais fácil para avançar às oitavas de final. Precisa apenas de um empate. Já a Sérvia, que está na lanterna, com um ponto, precisa necessariamente vencer e ainda contar com uma vitória do Brasil sobre Camarões.

Apesar das poucas chances de classificação, a Sérvia vai para a partida com força máxima, já que não há desfalques. O técnico Dragan Stojkovic está confiante e prometeu um futebol ofensivo na última rodada. "Sabemos que a Suíça é organizada e joga com nove jogadores num espaço pequeno, é difícil rompê-los, mas futebol é jogo de paciência, inteligência e drible. Muitos fatores podem decidir", declarou. "Respeito esse futebol, mas não sou fã do jogo destruidor", ressaltou.

Do outro lado, a Suíça tem alguns problemas para o duelo decisivo. O meia-atacante Shaqiri está se recuperando de uma lesão na coxa direita, que o tirou da derrota, por 1 a 0, frente ao Brasil. A presença dele, no entanto, foi bancada pelo treinador Murat Yakin. Sommer e Eveldi são dúvidas por conta de resfriados.

De qualquer forma, o comandante prometeu uma equipe ofensiva. "É importante que joguemos de forma dominante. Temos que controlar as emoções. A Sérvia é forte, mas também temos uma equipe forte e temos que trabalhar muito para chegar às oitavas de final. Tivemos muitas chances contra Camarões. Não foi tão fácil contra o Brasil. Este será um jogo completamente diferente. Temos que jogar ainda mais corajosamente e ofensivamente, então estou convencido de que teremos nossas chances", projetou o técnico.

Revanche e tensão

Para a Sérvia, a partida tem sabor de revanche porque as duas seleções se enfrentaram também na fase de grupos em 2018. Na ocasião, a Suíça ganhou de virada e eliminou o rival europeu com um gol nos minutos finais. Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka marcaram os gols da vitória.

Na comemoração, ambos fizeram o símbolo de uma ave com as mãos, em referência à bandeira da Albânia. Os dois jogadores têm origem na Albânia e no Kosovo, ambos os países com relações diplomáticas bastante delicadas com os sérvios. A celebração dos gols gerou uma grande polêmica e a Fifa multou os dois atletas, pois proíbe manifestações políticas em jogos.

SÉRVIA X SUÍÇA

SÉRVIA - Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Lukic, Maksimovic, Zivkovic e Kostic; Tadic, Sergej Milinkovic-Savic e Mitrovic. Técnico: Dragan Stojkovic.

SUÍÇA - Kobel; Widmer, Akanji, Comert e Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Shaqiri, Sow e Vargas; Embolo. Técnico: Murat Yakin.

ÁRBITRO - Fernando Rapallini (ARG).

HORÁRIO - 16h (de Brasília).

LOCAL - Stadium 974, em Doha, no Catar.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade