PUBLICIDADE

Terra na Copa

Teixeira confirma Ronaldo como membro do Comitê da Copa de 2014

1 dez 2011 - 12h14
(atualizado às 17h50)
Compartilhar
Dassler Marques
Direto do Rio de Janeiro

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 1989, Ricardo Teixeira deu um novo passo rumo à descentralização de seu poder nesta quinta-feira. Em entrevista coletiva em um hotel da zona sul do Rio de Janeiro, ele confirmou que o ex-atacante Ronaldo será membro do conselho de administração do Comitê Organizador Local para a Copa do Mundo de 2014 (COL).

"Esse Ronaldo que o povo idolatra é a voz perfeita. Sua voz será ouvida por todos os brasileiros como o Pelé e o deputado federal Romário. Ele (Ronaldo) tem a tarefa de fazer questionamentos", afirmou Teixeira.

Ronaldo já havia indicado o que estaria por vir na manhã desta quinta, quando escreveu a seguinte mensagem no Twitter: "bom dia! Dia importante! Um desafio incrível. Obrigado a todos que torcem por mim...".

O cargo a ser ocupado pelo ex-jogador é parecido ao que Franz Beckembauer teve na organização do Mundial de 2006, realizada na Alemanha, e ao de Michel Platini na Copa de 1998, na França. Na ocasião, os antigos astros foram os presidentes dos comitês organizadores locais.

Neste caso, Ronaldo será um dos três integrantes do conselho de administração do COL - ao lado do próprio Teixeira e de mais uma pessoa cujo nome ainda não foi divulgado. "Tomaremos as decisões em conjunto", disse o ex-atacante. "Vou trabalhar como uma voz do comitê graças à minha longa carreira, à minha personalidade e credibilidade. O que conquistei com o povo brasileiro jogando futebol não quero jogar fora. Não é um cargo político, quero fazer um trabalho para o povo, que ainda merece essa minha contribuição".

Ronaldo, que levou ao evento no Rio uma página de seu contrato contendo as funções que exercerá no novo cargo, citou algumas como "estabelecer os objetivos, a política e a organização geral dos negócios da sociedade; fiscalizar a gestão perante a sociedade; selecionar, aprovar a contratação de auditoria externa e independente; examinar balancetes sobre os relatórios de conta da diretoria; reunir-se periodicamente com sócios" ligados à competição.

A novidade representa o segundo passo da descentralização de poder iniciada por Teixeira na semana passada, quando ele anunciou o atual presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, como diretor de seleções da CBF - cargo que não existia na entidade - a partir de 2012.

Ronaldo, 35 anos, aposentou-se em fevereiro de 2011, logo após o Corinthians ser eliminado pelo Tolima na fase preliminar da Copa Libertadores. Desde então, vinha se dedicando à Agência 9ine, que gerencia a carreira de esportistas como Neymar, Lucas, Leandro Damião, Falcão e Anderson Silva. Agora, o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo terá pela frente um novo desafio.

Ronaldo sobre cargo na CBF: "só tenho a perder":
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade