PUBLICIDADE

Terra na Copa

Por calor, Fifa libera interrupções para atletas beberem água na Copa

21 ago 2013 - 17h08
(atualizado às 17h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Valcke descartou mudar horário dos jogos da Copa de 2014</p>
Valcke descartou mudar horário dos jogos da Copa de 2014
Foto: Daniel Ramalho / Terra

A Fifa confirmou que os jogos da Copa 2014 poderão ser interrompidos em até três momentos para que os jogadores tomem água em partidas jogadas sob forte calor. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, informou nesta quarta-feira que isso já consta do regulamento da entidade e que a decisão ficará a cargo do juiz de cada partida.

“O árbitro terá o direito de interromper duas ou três vezes, depende de cada caso. Se ele achar que jogadores precisam se reidratar e beber água, isso será feito. Quem disser o contrário é irresponsável. O mais importante é a saúde dos jogadores e espectadores. Se o juiz notar que precisa parar, isso será feito. Isso já foi decidido, e consta no regulamento”, afirmou, em entrevista coletiva, no Rio de Janeiro.

Em visita a Manaus esta semana, o ex-jogador Ronaldo, que integra o Comitê Organizador da Copa 2014 (COL), chegou a brincar com a alta temperatura da cidade, dizendo torcer para que seleções favoritas, como a Alemanha, joguem em regiões que façam forte calor. Na primeira fase da Copa 2014, 18 partidas estão programadas para começar às 13h. Valcke descartou a possibilidade de alterar esse horário.

“Já foram feitos jogos em lugares onde estava mais calor do que em Manaus. As decisões sobre a tabela foram tomadas ouvindo peritos médicos, e levando em conta consultas a jogadores. É possível jogar em Manaus em junho e julho, com o calor que faz lá”, comentou.

Ele lembrou que a parada para reidratação já foi permitida em campeonatos de divisões de base organizados pela Fifa. Valcke lembrou que os jogadores europeus também enfrentam altas temperaturas no verão dos países do Velho Continente, e citou especialmente a estação atual, que tem registrado forte calor.

“Uma parte dos jogadores está acostumada. Se eles precisam de tempo para reidratar, o juiz terá a liberdade para interromper o jogo, e deixar beber água. Isso já foi feito em campeonatos sub-20 e sub-17, e na final dos Jogos Olímpicos”, destacou.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-1950-x-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-1950-x-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade