PUBLICIDADE

Jogadores no Brasil ganham nova chance com Dunga; confira

19 ago 2014
09h22 atualizado às 09h24
0comentários
09h22 atualizado às 09h24
Publicidade
<p>Melhor jogador da primeira "Era Dunga" como técnico, Robinho pode voltar à Seleção</p>
Melhor jogador da primeira "Era Dunga" como técnico, Robinho pode voltar à Seleção
Foto: Ricardo Saibun / Gazeta Press

Dunga já avisou: para sua primeira convocação na nova passagem pela Seleção Brasileira, nesta terça-feira, às 11h30, vai priorizar o aspecto físico. Portanto, é de se esperar que alguns atletas em início de temporada na Europa recebam do treinador um tempo a mais para entrar em forma com seus clubes – algo que não é problema no Campeonato Brasileiro, que há um mês já voltou a funcionar a todo vapor. E é essa a principal esperança de jogadores que atuam no País para receber uma chance e agarrar a oportunidade.

Confira a seguir as possibilidades mais plausíveis entre os jogadores do Campeonato Brasileiro para Dunga montar sua lista – lembrando que, como a Seleção Sub-21 fará amistosos no mesmo período em que o time principal enfrentará Colômbia e Equador em setembro, jovens como o zagueiro Dória (Botafogo) e o volante Lucas Silva (Cruzeiro) não foram considerados.

Goleiros

Os dois reservas de Júlio César na Copa de2014 são cotados para integrar a primeira convocação de Dunga: Jefferson (Botafogo, 31 anos) e Victor (Atlético-MG, 31 anos) têm mantido um bom nível de atuação em suas equipes e têm experiência de Seleção. Outro nome que se encaixa neste quadro é Diego Cavalieri (Fluminense, 31 anos), que por pouco não fez parte do elenco de Felipão no Mundial.

<p>Sem nunca ter tido chance de jogar pela Seleção, Fábio pode receber a oportunidade de Dunga</p>
Sem nunca ter tido chance de jogar pela Seleção, Fábio pode receber a oportunidade de Dunga
Foto: Alan Morici / Terra

Outro goleiro que é destaque há anos no futebol nacional e visto por muitos como "injustiçado" na Seleção é Fábio (Cruzeiro, 33 anos), que também aparece com chances razoáveis de ser convocado. Caso opte por um atleta mais jovem, porém, Dunga tem como maior possibilidade Cássio (Corinthians, 27 anos).

Laterais

Poucos nomes de destaque na posição de lateral no futebol brasileiro soam como possibilidades reais para uma convocação de Dunga, que deve chamar mais atletas que atuam no exterior para a função. Pela direita, Marcos Rocha (Atlético-MG, 25 anos), convocado algumas vezes por Felipão, parece a melhor aposta; do lado esquerdo, o nome com mais chances é Carlinhos (Fluminense, 27 anos).

Zagueiros

<p>Gil é o grande nome da principal defesa do Campeonato Brasileiro</p>
Gil é o grande nome da principal defesa do Campeonato Brasileiro
Foto: Mauro Horita / Gazeta Press

Com a abundância de bons defensores brasileiros na Europa, também sobram poucas vagas para atletas do futebol brasileiro. Uma aposta com altas chances de sucesso é Dedé (Cruzeiro, 26 anos), que concorreu até o último instante por uma vaga na Seleção da Copa de 2014 e vem se destacando há pelo menos três temporadas no Brasil. Outro nome bastante aclamado é o de Gil (Corinthians, 27 anos), principal peça da melhor defesa do Campeonato Brasileiro.

Volantes

Se quiser apostar em atletas com boa saída de bola e vocação ofensiva para a posição, Dunga tem boas opções no futebol brasileiro. Elias (Corinthians, 29 anos) e Cícero (Fluminense, 29 anos) são dois nomes experientes, que vêm fazendo boas partidas neste segundo semestre. Ambos também têm capacidade de chegar à frente como elemento surpresa e participar da finalização das jogadas.

Meias

Atual campeão brasileiro e favorito ao bi nesta temporada, o Cruzeiro tem como um de seus grandes trunfos a dupla formada por Everton Ribeiro (Cruzeiro, 25 anos) e Ricardo Goulart (Cruzeiro, 23 anos). O primeiro, eleito o melhor jogador do País no ano passado, é um armador canhoto que pode atuar aberto ou centralizado no meio-campo; o segundo, atual artilheiro do Campeonato Brasileiro, é um meia-atacante inteligente e versátil, que joga simples e tem grande poder de finalização.

<p>Artilheiro do Campeonato Brasileiro, Ricardo Goulart é outro nome que desponta bem para a convocação</p>
Artilheiro do Campeonato Brasileiro, Ricardo Goulart é outro nome que desponta bem para a convocação
Foto: Futura Press

Outro time com possibilidade de ceder dois meias à Seleção joga no Morumbi. Ganso (São Paulo, 24 anos) ainda alterna atuações excelentes e sonolentas, mas pode dar um toque de classe de que poucos jogadores brasileiros são capazes; já Kaká (São Paulo, 32 anos), apesar de ainda não ter emplacado um grande jogo desde sua volta ao Brasil, é nome de confiança de Dunga e pode ser importante no processo de transição da equipe nacional.

Atacantes

<p>Em ótima fase, Diego Tardelli pode ser alternativa de Dunga no ataque</p>
Em ótima fase, Diego Tardelli pode ser alternativa de Dunga no ataque
Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG / Divulgação

Principal jogador da primeira "Era Dunga" no comando da Seleção, Robinho (Santos, 30 anos) tem grande possibilidade de fazer parte também do novo ciclo, pelo menos no início. Outro jogador que vem se destacando e constantemente tem seu nome pedido é Diego Tardelli (Atlético-MG, 29 anos), que certamente passou à frente do companheiro de time Jô, em péssima fase, na ordem de chamada da Seleção.

Outro que vive momento ruim, mas pode ser chamado por causa da escassez de grandes nomes na posição de centroavante, é Fred (Fluminense, 30 anos), titular na última Copa do Mundo. Por fim, os tricolores Alan Kardec (São Paulo, 25 anos) e Alexandre Pato (São Paulo, 24 anos) vêm fazendo gols e também têm chances – o primeiro ficou na lista de espera da Copa de 2014, enquanto o segundo busca se firmar na Seleção após ficar fora de dois Mundiais.

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade