PUBLICIDADE

Itália, Alemanha, Holanda e Suíça podem garantir presença na Copa de 2014

9 set 2013 16h22
| atualizado às 16h54
ver comentários
Publicidade

Itália, Alemanha, Holanda e Suíça podem se tornar nesta terça-feira as primeiras seleções europeias classificadas para a Copa do Mundo do Brasil de 2014, após a disputa da penúltima rodada das eliminatórias do continente.

Na última sexta-feira, a Itália derrotou a Bulgária por 1-0 e a República Tcheca passou pela Armênia (2-1), em resultados que dão à 'Azzurra' a possibilidade de uma classificação histórica em caso de vitória sobre os tchecos nesta terça-feira, já que os italianos nunca garantiram vaga com tanta antecedência.

A Itália lidera o Grupo B com 17 pontos, sete a mais do que os búlgaros. O técnico Cesare Prandelli poderá contar com a volta da grande estrela da equipe, o atacante Mario Balotelli, que estava suspenso.

"Ainda não estamos classificados, temos que vencer nesta terça-feira e, para isso, precisamos recuperar as forças. Enquanto não estivermos classificados matematicamente, não ganhamos nada", disse Prandelli.

Já a Alemanha precisa derrotar as Ilhas Faroe e torcer para que a Suécia não vença o Cazaquistão para se classificar para o Mundial. Caso marque um gol, o atacante Miroslav Klose se tornará o maior artilheiro da história da Mannshaft.

Apesar da fraqueza do adversário, o técnico Joachim Low está preocupado com vários desfalques para a partida. Schweinsteiger, Gundogan, Gotze, Bender e Reus estão todos lesionados.

Já a Holanda também depende de uma combinação de resultados para garantir uma viagem ao Brasil no ano que vem, precisando derrotar a fraca Andorra e esperar que a Romênia não vença a Turquia.

Após o fiasco da Eurocopa de 2012 (três derrotas e eliminação na fase de grupos), Louis Van Gaal substituiu Bert van Marwijk no comando da seleção laranja e organizou uma reestruturação que parece estar dando frutos.

Após um surpreendente empate em casa com a Islândia (4-4), a Suíça precisará derrotar a Noruega fora de casa e esperar que a partida entre Islândia e Albânia, empatadas a cinco pontos dos helvéticos, não tenha vencedor para garantir uma vaga na Copa.

Em caso de classificação, esses países se juntarão ao anfitrião Brasil e a Japão, Irã, Austrália e Coreia do Sul como seleções já confirmadas para a Copa de 2014.

No grupo H, a Inglaterra enfrentará a Ucrânia em Kiev com um ataque experimental numa partida importante para suas ambições nas eliminatórias.

Os britânicos, que ficaram muito tempo atrás de Montenegro na classificação, assumiram a liderança do grupo na última sexta-feira. A Inglaterra tem 15 pontos e está empatada com os montenegrinos, que têm um saldo de gols menor.

Outro gigante em apuros, a França precisa acabar com a seca de gols que já dura cinco partidas para buscar nesta terça-feira uma vitória sobre Belarus que ajude os 'Bleus' a garantir pelo menos um lugar como uma das oito melhores segundas colocadas da fase de grupos, tendo assim o direito de disputar uma repescagem pela vaga no Mundial.

No Grupo F, o líder Portugal descansa. A Rússia, segunda colocada a dois pontos dos lusos, poderá assumir a ponta em caso de vitória sobre Israel. Já Bósnia e Grécia, líderes do Grupo G com 16 pontos, encaram Eslováquia e Letônia, respectivamente. Por final, na chave A, a surpreendente Bélgica, líder confortável com 22 pontos, e a segunda colocada Croácia (17), não jogam nesta rodada.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade
Publicidade