"Fantasma de 1950" diz que Brasil teme encarar Uruguai
Desde o início da preparação da Seleção Brasileira, a comissão técnica tentou dissuadir a ideia de que o grupo atual tinha que se preocupar com o trauma da derrota da Copa de 1950, contra o Uruguai. Para isso, o técnico Luiz Felipe Scolari usou até a psicóloga Regina Brandão para orientar os jogadores. Mas para os torcedores uruguaios, aquela vitória no Maracanã há 64 anos ainda está viva.
Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol
Tanto é que o comerciante Pablo Ariano se fantasiou de "fantasma" para lembrar aquela partida, que ficou conhecida como Maracanazzo. "São dois fantasmas: na frente o atual, de 2014. E atrás o histórico, que é o de 50", disse o uruguaio, mostrando os número estampados em um lençol azul celeste. "O lindo é isso, se ganha ou perde, o que vale são as brincadeiras. Se não desfruta essas coisas na Copa, não se diverte".
O torcedor uruguaio que chegou vestido com a fantasia para a estreia da seleção celeste na Copa do Mundo, contra a Costa Rica, na Arena Castelão, em Fortaleza, disse que sente que os brasileiros temem reencontrar a rival sul-americana durante esta edição do Mundial.
"Se você olhar, onde vendem bandeiras tem de todas as seleções menos as do Uruguai. Os brasileiros não querem ter pela frente a celeste. Não querem enfrentar Uruguai. Não acho que é medo, é respeito".
Pablo Ariano não concorda com a opinião dos críticos de que o Uruguai, quarto colocado na Copa do Mundo de 2010, chega com uma equipe velha para o torneio no Brasil. "Creio que tem experiência e é futebol, está dentro das seis seleções que podem ganhar o Mundial ou ir embora na primeira rodada. Brasil, Argentina, Alemanha e Uruguai são os favoritos na minha opinião".
Mesmo com um sol escaldante em Fortaleza e com temperaturas na casa dos 30º C, o torcedor uruguaio, com o corpo todo coberto pelo lençol, disse que não estava sofrendo com o clima quente. "Não estou sofrendo com o calor não, até protege".
Lado oposto
Diferente da opinião do uruguaio, o que se viu na entrada da Arena Castelão eram diversos torcedores brasileiros apoiando a equipe celeste, com bandeiras e rostos pintados. Um torcedor de Ceará, inclusive, chamou a atenção por carregar uma faixa escrita: "Avante Uruguai, o Brasil te espera para revanche". O cartaz agradou torcedores uruguaios que várias vezes o pararam para tirar fotos com a faixa.