PUBLICIDADE

Líder, Holanda goleia Romênia e mantém invencibilidade

16 out 2012 17h08
| atualizado às 18h33
Publicidade

Vice-campeã da Copa do Mundo de 2010, a Holanda segue caminhando rumo ao Mundial de 2014. Nesta terça-feira, a seleção comandada por Louis Van Gaal triunfou diante de Romênia por 4 a 1, no Estádio Nationala, em Bucareste, em partida válida pela quarta rodada do Grupo D das Eliminatórias europeias, e chegou à marca de 26 jogos de invencibilidade no torneio classificatório.

Lens (foto) abriu o placar para os holandeses, que chegaram a 12 pontos em quatro jogos
Lens (foto) abriu o placar para os holandeses, que chegaram a 12 pontos em quatro jogos
Foto: Reuters

» Qual estádio em construção ou reforma será o mais bonito? Vote
» Tatu, gaucho e cachorrinho; veja evolução dos mascotes das Copas

Em confronto entre as únicas seleções que estavam invictas na Chave D, Holanda e Romênia protagonizaram etapa inicial movimentada. Logo aos 7min, o atacante Jeremain Lens abriu o placar para a equipe comanda por Van Gaal, que aumentou a vantagem aos 29min, quando o lateral esquerdo Bruno Martins aproveitou passe de Van der Vaart para balançar as redes do gol defendido por Tatarusanu.

Vitoriosos em seus três primeiros embates nestas Eliminatórias, os romenos tentaram reação e diminuíram o marcador com o atacante Ciprian Marica, aos 40min. No entanto, aos44min, Van der Vaart, em cobrança de pênalti, deu números finais ao primeiro tempo.

Já na etapa complementar, o ritmo dos times diminuiu e as oportunidades de gol foram mais raras. O treinador Victor Piturca buscou melhorar o desempenho de sua equipe com as entradas de Costin Lazar e Adrian Popa nas vagas de Alexangru Bourceanu e Torje, respectivamente, mas falhou em sua tentativa. Com isto, a seleção comanda por Van Gaal aproveitou a chance que teve aos 41min, com Robin Van Persie, para assegurar mais três pontos.

A última derrota da Holanda nas Eliminatórias Europeias para uma edição da Copa do Mundo aconteceu em 21 de setembro de 2001, quando sucumbiu por 1 a 0 diante da Irlanda, em Dublin. Desde então, o país somou 24 vitórias e dois empates, anotando 65 gols e sofrendo sete.

Com o resultado obtido nesta terça-feira, os holandeses se isolam na liderança do Grupo D, com 12 pontos. Já a seleção comandada por Victor Piturca se mantém na segunda colocação, com nove pontos.

Disputada pelos 53 países filados à União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), as Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 distribuem 12 vagas para o torneio no Brasil. As seleções são divididas em oito grupos com seis integrantes e um com cinco equipes. Os líderes de cada chave garantem classificação direta, enquanto os oito melhores segundos colocados disputam repescagem em busca das quatro vagas restantes.

Logo atrás da Romênia, vêm empatados com seis pontos cada Hungria e Turquia. Em mais um confronto direto nesta terça-feira, os húngaros receberam os turcos e venceram por 3 a 1. Adam Szalai (duas vezes) e Zoltan Gera (pênalti) marcaram para os donos da casa, enquanto Mevlut Erdinc fez o gol do time da Turquia, que dependia da vitória para encostar nos líderes.

No jogo que abriu a rodada da chave, entre os dois últimos colocados, a Estônia visitou Andorra e venceu por 1 a 0, somando seus primeiros pontos na competição - os andorranos seguem zerados. O gol foi marcado por Andres Oper aos 12min da etapa final, após passe de Martin Vunk.

Com informações da Gazeta Esportiva

Fonte: Terra
Publicidade