Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terra na Copa

Alemães já passaram vergonha com “goteira” em 2005; relembre

27 mai 2013 - 22h22
(atualizado às 23h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Chuva causou rasgo na cobertura do Estádio de Frankfurt em 2005
Chuva causou rasgo na cobertura do Estádio de Frankfurt em 2005
Foto: AP

Problemas, falhas e críticas nas arenas que recebem partidas de competições mundiais são comuns nos meses que antecedem os eventos. Assim como o rompimento de parte da cobertura da Nova Arena Fonte Nova, nesta segunda-feira, gerou repercussão mundial, um bom exemplo de imprevisto se deu na Alemanha, logo na final da Copa das Confederações de 2005. Na ocasião, os organizadores passaram vergonha.

A partida foi disputada no Waldstadium, em Frankfurt, em 29 de junho de 2005, um dia chuvoso. Brasil e Argentina se enfrentavam quando o acúmulo de água no forro do estádio causou um rompimento do material, gerando uma goteira. Esta, por sua vez, evoluiu até que um volume considerável de água passasse a cair no gramado, quase em cima de uma das bandeirinhas de escanteio.

O gramado ficou encharcado a ponto de reter a bola, e diversos jogadores escorregaram no local. No intervalo, para contornar o problema, funcionários furaram o gramado no local com tridentes, para acelerar a drenagem. Além disso, a chuva que venceu o teto retrátil do então recém-inaugurado estádio causou mais problemas. Os torcedores, por exemplo, foram orientados a não se deslocar pelas escadarias, que estavam molhadas.

<p>Rasgo na cobertura foi causado por falha humana</p>
Rasgo na cobertura foi causado por falha humana
Foto: Instagram / Reprodução

Na época, os organizadores da Copa das Confederações e autoridades explicaram a falha pelo pouco tempo de testes feitos na arena, cuja reforma custou 188 milhões de euros (R$ 545 milhões, na cotação da época).

Na Arena Fonte Nova, o rombo aberto não fica sobre o gramado, mas sim na direção do anel superior de arquibancadas. A explicação, por sua vez, foi falha humana: uma lona dobrada permitiu acúmulo de água no local. O problema deve ser corrigido antes da Copa das Confederações, que começa em 15 de junho.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/monte-selecao-copa-confederacoes/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade