Confira os cinco momentos mais marcantes da carreira de Henry
Henry, agora, é ex-atacante. Nesta terça-feira, o jogador anunciou, por intermédio de seu site oficial, a aposentadoria. Aos 37 anos, o francês deixa um legado de muitos títulos, belos gols, idolatria e até polêmicas.
O LANCE!Net relembra os cinco momentos mais marcantes na carreira do craque de Monaco, Juventus, Arsenal, Barcelona, New York Red Bulls e seleção francesa.
1998
Henry ainda era um jovem promissor quando foi colocado como titular na Copa do Mundo, disputado no próprio país. O jovem não decepcionou. Marcou três gols e foi o goleador da França no título inédito para os Bleus. O jogador ainda conquistaria uma Eurocopa e uma Copa das Confederações pela seleção.
2004
O craque foi o grande nome do último título inglês do Arsenal. O atacante marcou 30 gols e terminou a competição como artilheiro isolado. Os Gunners também conseguiram o caneco de forma invicta, numa campanha histórica na Premier League. Depois daquele ano o time londrino entraria num incômodo jejum. Nesta mesma temporada, ele foi eleito o segundo melhor jogador do mundo pela Fifa.
2006
Quartas de final da Copa do Mundo da Alemanha. Zidane cobra falta na medida. A bola atravessa a zaga do Brasil, e Henry completa na medida para colocar a França na semifinal da competição. O atacante levará o rótulo de carrasco da Seleção para o resto da vida por conta daquele gol. Os Bleus chegariam à final do torneio naquele ano.
2009
A carreira do astro não foi feita apenas de glórias. Em novembro de 2009, em Saint-Dennis, o jogador teve que usar a mão para ajudar Gallas a marcar o gol que eliminaria a Irlanda e colocaria a França na Copa do Mundo do ano seguinte. O castigo veio no próprio Mundial. Os Blues cairiam na fase de grupos.
2012
Em janeiro de 2012, já com 35 anos, Henry voltou ao Arsenal, por empréstimo, para jogar por apenas três meses, durante as férias da Major League Soccer. Três dias depois da apresentação, logo na reestreia, contra o Leeds, no Emirates Stadium, o francês mostrou categoria ao marcar o gol que classificaria o Arsenal para a fase seguinte da Copa da Liga Inglesa.
Com a palavra
Swann Borsellino - Editor da Sofoot (FRA)
Henry foi um dos nomes mais importantes do formato da Premier League. Certamente, está entre os três os melhores de todos os tempos do torneio. Não é à toa que tem uma estátua na porta no estádio do Arsenal. Pela seleção francesa, ajudou a construir o período mais vitorioso do time. Além de artilheiro, sabia cobrar faltas e buscar o jogo fora da área. Ficará marcado para sempre pelos gols marcados nas Copas de 1998 e 2006. Fez uma parceria inesquecível com Zidane e deixará muita saudade.