PUBLICIDADE

CBF confirma eleição de 'cartas marcadas' para vice

10 dez 2015 - 17h16
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A CBF não levou em consideração o pedido de oito federações do Nordeste e confirmou a realização de eleição para escolha de novo vice da Região Sudeste em 16 de dezembro. As entidades questionam a rapidez com que foi convocada a assembleia eleitoral.

Iminente saída de Del Nero, que está licenciado do cargo, da presidência da CBF está provocando uma guerra política em seus bastidores
Iminente saída de Del Nero, que está licenciado do cargo, da presidência da CBF está provocando uma guerra política em seus bastidores
Foto: CBF / Divulgação

O pleito estaria contaminado, como apurou o Terra, desde a publicação do edital, em 4 de dezembro. Naquele dia, a CBF recebeu 24 federações para uma 'confraternização' na sede, no Rio. Antes do almoço, os visitantes foram informados sobre a eleição para substituir José Maria Marin, preso nos EUA, e muitos deles ficaram surpresos com a indicação do coronel Antônio Nunes, presidente da federação paraense, para concorrer ao cargo.

Diante do presidente licenciado Marco Polo Del Nero, do presidente em exercício Marcus Vicente e do próprio coronel, eles receberam então um documento e foram 'aconselhados' a avalizar a candidatura de Nunes com suas assinaturas.

Isso se deu antes das 13h30, como confirmaram à reportagem três presidentes de federações. Às 13h32, a CBF publicou o edital da eleição em seu site, no qual informava que para a inscrição de chapas é necessário ter o apoio formal de pelo menos oito federações e cinco dos 40 clubes das Séries A e B.

Se 24 das 27 federações já indicavam formalmente a candidatura de Nunes, não seria mais possível a inscrição de outra chapa. A CBF só divulgou o edital após ter essa garantia, a de que a eleição seria de mão única, sem concorrência.

A definição do nome do coronel Nunes tem apenas motivação política. Ele tem 77 anos e assim passaria a ser o vice mais idoso da CBF,  o que lhe deixaria como primeira opção na linha sucessória. De acordo com estratégia da atual diretoria da confederação, em caso de renúncia de Del Nero, indiciado pela Justiça dos EUA por crimes de corrupção, Nunes então poderia assumir o cargo em vez de Delfim Peixoto, hoje o vice mais idoso, de 74 anos, e opositor declarado do grupo Del Nero.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade